Produção de Arroz tem perspectivas positivas no Baixo São Francisco Alagoano
Programa Alagoas Mais Arroz leva assistência técnica no manejo produtivo e oportuniza aumento na rentabilidade do produtor
A atuação do Governo de Alagoas no Baixo São Francisco tem apresentado resultados positivos na produção de arroz. Através do programa Alagoas Mais Arroz, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), os produtores locais recebem capacitação e orientação sobre manejos produtivos que oportunizam aumento na rentabilidade, fortalecendo a rizicultura no estado.
Desde 2024, mais de 100 produtores e técnicos que atuam em Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Penedo, Piaçabuçu e municípios do Baixo São Francisco de Sergipe foram beneficiados com treinamentos para promover a transferência de tecnologias de produção nos sistemas de cultivo de arroz. A iniciativa conta com a parceria da Embrapa Arroz e Feijão (GO) e da Prefeitura de Igreja Nova.
“Esse é o nosso segundo ano com o programa, que integra o Planta Alagoas, e colhemos bons frutos desde o primeiro momento. Começamos garantindo a semente de arroz, num primeiro momento, mas agora estamos garantindo assistência técnica com a Embrapa Arroz e Feijão, com uma formação completa dos agricultores. E temos resultados que são modelo para todo o Brasil”, destacou o secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino.
Em Igreja Nova, Eriosvaldo planta arroz há 50 anos, e após participar dos treinamentos conseguiu aumentar em 60% a produção de arroz na sua propriedade. “Na realidade, eu vim aprender o manejo do arroz agora. Isso foi graças aos ensinamentos. Tudo mudou! Só tenho a agradecer ao Governo de Alagoas que está fazendo a gente aumentar nossa produção”, declarou o produtor.
Além das capacitações, foram implantadas Unidades Demonstrativas para avaliar cultivares com potencial de adaptação ao estado. Na última quarta-feira (11) foi realizada a colheita das parcelas das cultivares de cinco materiais genéticos de arroz irrigado com potencial produtivo para o estado de Alagoas. As variedades atingiram aproximadamente 13 toneladas/hectare de arroz em casca, limpo e seco, superando a expectativa inicial dos pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão e também a média da produtividade da região, que é 9 toneladas/hectare.
“Ano passado tivemos uma experiência muito boa ao fazer a área demonstrativa para potencializar o máximo da produtividade e tivemos um material que bateu um recorde para a Embrapa [16 ton/hec] de tudo o que já vimos nas regiões do Brasil. Esse ano, tivemos a proposta de aumentar a rentabilidade do produtor, pensando no preço do arroz que teve uma redução no mercado. Queremos que eles entendam o mercado e comecem a produzir ou maximizando a produtividade ou avaliando a rentabilidade da produção”, explicou o pesquisador da Embrapa José Colombari.
Potencial de mercado
Ampliar a produção de arroz no estado reflete na movimentação econômica para o setor, causando impactos positivos a produtores, usinas beneficiadoras e consumidores. A próxima etapa de trabalho com o Alagoas Mais Arroz contará, ainda, com a Embrapa Arroz e Feijão passando a avaliar a produção de arrozes especiais, como o preto e o vermelho, com variedades desenvolvidas para características distintas de sabor e cor e que dão maior valor agregado ao produto.
“Alagoas tem uma condição total para produtividade superior comparado ao Rio Grande do Sul. Aqui temos diferenciais de solo, temperatura e diferencial hídrico. A gente consegue explorar a máxima capacidade produtiva da genética Embrapa, aqui, com lavouras impecáveis”, revelou o pesquisador da Embrapa, Raimundo Rocha.
Últimas notícias
Blitz intensifica fiscalização e apreende veículos irregulares na saída de Maceió
Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios
Polícia Militar apreende armas de fogo e drogas em ações na Região Metropolitana de Maceió
Piloto que espancou jovem em Brasília vira réu por homicídio doloso
IMA recolhe quase meia tonelada de lixo em Passo de Camaragibe
Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
