Arapiraca inicia aplicação de anticorpo nirsevimabe para prevenção de bronquiolite em bebês
Iniciativa segue orientações do Ministério da Saúde para garantir a proteção de crianças prematuras ou com comorbidades
O município de Arapiraca deu um importante passo para fortalecer a rede de saúde infantil. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Gestão Municipal iniciou a aplicação do anticorpo monoclonal nirsevimabe para bebês prematuros e crianças de até 24 meses, que possuam comorbidades, para combater o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite.
A iniciativa segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), e tem como objetivo garantir a proteção de crianças com maior vulnerabilidade e complicações respiratórias. Diferente da vacina, que estimula o corpo a produzir seus próprios anticorpos, o nirsevimabe oferece proteção imediata por cerca de 6 meses, tempo suficiente para cobrir o período com maior risco de infecção.
“O nirsevimabe chega para fortalecer as ações de proteção à saúde dos nossos bebês como uma medida segura e eficaz que amplia a cobertura de imunização e ajuda a reduzir casos graves de bronquiolite. O município de Arapiraca segue empenhado e totalmente alinhado com as diretrizes do Ministério da Saúde para garantir que cada criança tenha acesso a toda a proteção e acolhimento necessários nos primeiros meses de vida”, afirma a secretária Rafaella Albuquerque.
O anticorpo começou a ser disponibilizado no SUS ainda em fevereiro deste ano e será administrado em todos os recém-nascidos que necessitam durante o período neonatal. Para isso, a Gestão Municipal reforça a capacitação das equipes especializadas na saúde de bebês prematuros, como a equipe do Espaço Nascer e Crescer, e também fortalece a parceria com as maternidades do município.
O vírus
Até o final de novembro de 2025, o Brasil havia registrado mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, com mais de 82% dos casos em crianças menores de dois anos de idade. O vírus é um dos principais agentes de infecções respiratórias em crianças no período neonatal, é altamente contagioso e se espalha por gotículas de saliva e superfícies contaminadas, podendo causar desde resfriados leves até quadros de pneumonia e bronquiolite.
Ainda em dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde já havia iniciado a oferta de vacina contra a bronquiolite para gestantes. Agora, com a chegada do nirsevimabe, Arapiraca reforça ainda mais essa rede de atenção à saúde materno-infantil, assegurando o cuidado desde o nascimento e contribuindo para a redução da mortalidade infantil.
Últimas notícias
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Mulher fica ferida após cair em riacho no Vale do Reginaldo, em Maceió
Motociclista fica gravemente ferido após colisão com carro em São Miguel dos Campos
Dudu Vaqueiro e Xamego de Menina animam segunda noite do São João do Povo
Cantor Oliver Tree está entre as vítimas de acidente com helicópteros no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
