Programa Mulheres Construindo Sonhos capacita novo grupo em Penedo para o mercado de trabalho e o empreendedorismo
O trabalho feito com aulas teóricas e práticas aconteceu durante dois dias, neste início de semana na sede da AABB
O prefeito Ronaldo Lopes lançou uma nova fase do Programa Mulheres Construindo Sonhos, iniciativa que capacitou mais trinta penedenses para o mercado de trabalho e o empreendedorismo.
Realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) em parceria com a Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (ABRAP), a segunda edição do Mulheres Construindo Sonhos promoveu novo curso gratuito.
O trabalho feito com aulas teóricas e práticas aconteceu durante dois dias, neste início de semana na sede da AABB, focando em técnicas de pintura, segurança do trabalho e orientação para formalização do próprio negócio.
A engenheira civil e secretária de Infraestrutura, Amanda Lima, destaca que o programa foi idealizado para inserir o público feminino na construção civil, um setor tradicionalmente dominado por homens, mas onde as mulheres estão se identificando cada vez mais.
“Além do curso em pintura, com orientação sobre segurança do trabalho, também mostramos a elas como montar sua empresa, precificar os serviços, linhas de financiamento disponíveis, reforçando que a mulher pode ser o que ela quiser e ocupar o lugar que desejar, inclusive na construção civil”, destaca Amanda Lima.
O impacto real da iniciativa é evidenciado pela história de Patrícia Kelly, participante da primeira edição do Mulheres Construindo Sonhos e que hoje atua profissionalmente na área.
Ela relata que o curso representou uma “virada de chave” em sua vida, pois estava insatisfeita em outra profissão e não sabia sequer como segurar um pincel antes da capacitação.
Graças ao programa, Patrícia conquistou a desejada independência financeira e a liberdade de gerenciar sua própria rotina de trabalho, vivendo atualmente da pintura, tendo recebido sua primeira oportunidade de trabalho da gestão municipal.
O prefeito Ronaldo Lopes celebrou o sucesso da primeira turma, observando que muitas egressas já trabalham em empresas da cidade ou na própria prefeitura, e acredita que as novas alunas seguirão o mesmo caminho de transformação profissional.
Complementando essa visão, a vereadora Andresa Enfermeira pontuou que o trabalho feminino na pintura é reconhecido por ser minucioso e delicado, o que explica por que todas as vagas ofertadas foram preenchidas rapidamente e por que a maioria das mulheres capacitadas anteriormente estão trabalhando nesse novo campo de atuação.
Últimas notícias
Homem é preso após ameaçar e chamar companheira de 'rapariga' em Feira Grande
Homem é denunciado por xingar o próprio pai sempre que bebe em Arapiraca
Penedo integra projetos cooperados e estratégia de captação de recursos durante 10ª ECriativa
Estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo avançam para etapa inter-regional do JEAL 2026
Prefeito de Rio Largo vai a Brasília cobrar agilidade em obras de contenção na Mata do Rolo
Em vídeo, presidente nacional do Republicanos confirma pré-candidatura de Davi Davino Filho ao Senado Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
