São José da Tapera recebe 1º Encontro Regional de Adoção no dia 16 de abril
Evento terá atendimento ao público, curso preparatório para adoção e debates com especialistas no tema
O município sertanejo de São José da Tapera recebe no dia 16 de abril de 2026 o 1º Encontro Regional de Adoção. O evento promovido pelo Poder Judiciário de Alagoas ocorrerá no auditório da Escola Estadual Lucilo Ribeiro, no bairro Centro, e é voltado para pretendentes à adoção, estudantes e profissionais que atuam na defesa de crianças e adolescentes. As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas aqui. A ação tem apoio da Prefeitura de São José da Tapera e da Casa de Acolhimento Regional Irmã Redempta.
Trata-se do primeiro encontro do tipo no Sertão de Alagoas. O objetivo é fortalecer a cultura da adoção na região, promovendo troca de experiências entre os participantes e sensibilizando sobre o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.
Programação
O encontro ocorrerá das 9h às 17h. O curso preparatório para quem pretende adotar está previsto para começar às 9h30 e terminar às 12h30. A capacitação abordará os trâmites legais da adoção, além de mitos e verdades envolvendo o processo. Os participantes também conhecerão experiências reais de famílias que já adotaram, debaterão preconceitos e o funcionamento do Sistema Nacional de Adoção (SNA).
Painéis técnicos e sociais
O evento terá ainda palestras de especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), sobre os seguintes temas:
– Desenvolvimento infantil: os impactos do acolhimento institucional no crescimento da criança e do adolescente.
– Serviços de acolhimento: perfil institucional em Alagoas e o funcionamento do serviço de família acolhedora.
– Convivência familiar: elaboração de planos para reintegração familiar ou inserção em família substituta.
– Proteção: acolhimento à mulher no processo de entrega legal e apresentação do Programa de Apadrinhamento.
Bate-papo com estudantes
Às 15h, está previsto bate-papo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na era digital. O debate com estudantes vai focar nos direitos e deveres dentro do ambiente virtual, abordando cyberbullying e saúde mental.
Durante todo o dia, o público também poderá visitar o espaço para buscar informações diretas com as equipes de atendimento no local.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a CEIJ pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 4009-3139 (das 7h30 às 13h30).
Veja também
Últimas notícias
Porto Calvo e Maragogi se preparam para ampliar comunicação com TV digital e nova rádio regional
Casas Bahia pedem recuperação judicial: Entenda como funciona processo
Muro desaba sobre carros no Centro de Rio Largo e deixa danos materiais
Casa do Autista de Maceió amplia cuidado com acompanhamento psiquiátrico
Moraes autoriza Bolsonaro a sair da prisão domiciliar para dentista
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha início de mutirão de castração no HC Pet
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
