Entidades do comércio e MP cobram ações para reforçar segurança no Centro de Arapiraca
Durante a reunião, os empresários relataram preocupação com o crescimento das ocorrências criminais e o aumento da população em situação de rua na região central.
Representantes do comércio de Arapiraca se reuniram com o Ministério Público Estadual para discutir medidas urgentes de combate à criminalidade no Centro da cidade. A audiência teve como foco principal a cobrança por soluções efetivas diante do aumento de furtos, arrombamentos e da sensação de insegurança que tem impactado empresários e consumidores.
O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Maurício Amaral Wanderley e contou com a presença de lideranças do setor produtivo, como o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, o vice-presidente Eramir Filho, o presidente da CDL, Antônio Bento, e o presidente da Associação do Centro Novo (ACENA), Cláudio Júnior. Também participaram representantes das forças de segurança, incluindo o subcomandante do 3º BPM, major Carlos Eduardo Cavalcante Santos, e o delegado regional Edberg de Oliveira.
Durante a reunião, os empresários relataram preocupação com o crescimento das ocorrências criminais e o aumento da população em situação de rua na região central. Segundo eles, a falta de ações mais efetivas tem gerado prejuízos diretos ao comércio e afastado clientes.
Entre as principais reivindicações apresentadas está a implantação do programa Ronda no Bairro, promessa do Governo do Estado ainda não efetivada em Arapiraca, além da instalação de um sistema de videomonitoramento nas ruas do Centro. Outra crítica levantada foi a deficiência no atendimento do número 190, que, segundo relatos, frequentemente direciona chamadas para Maceió, causando demora nas respostas.
O delegado Edberg de Oliveira destacou a importância de os lojistas registrarem boletins de ocorrência, medida essencial para fortalecer as investigações e subsidiar pedidos de prisão. Já o major Eduardo informou que houve um aumento de 47% nas prisões no último mês, apesar das limitações orçamentárias enfrentadas pela Polícia Militar.
Como encaminhamento, o promotor Maurício Wanderley informou que o Ministério Público irá oficiar a Prefeitura de Arapiraca para acelerar a convocação de novos guardas municipais, além de cobrar ações voltadas ao acolhimento da população em situação de vulnerabilidade. O órgão também buscará respostas junto ao Governo do Estado sobre a implantação do videomonitoramento e a correção das falhas no sistema 190.
As entidades comerciais afirmaram que continuarão acompanhando de perto os desdobramentos das medidas discutidas, reforçando a cobrança por mais segurança e melhores condições para o funcionamento do comércio local.
Últimas notícias
Corpo é encontrado próximo à UPA e pode ser de jovem desaparecido em Delmiro
Maceió avança na alfabetização e tem índice reconhecido pela Undime
Guarda Municipal de Maceió apreendeu mais de 100 pedras de crack esta semana
Rafael Brito apoia lei que proíbe venda e publicidade de cigarros eletrônicos
Alunos arrecadam alimentos e produtos de higiene para Casa dos Velhinhos
IML atesta asfixia mecânica após homem se engasgar com cuscuz em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
