“A escala 6x1 não tem mais espaço nos dias de hoje”, afirma Daniel Barbosa
Parlamentou citou ainda que melhores jornadas conseguem reter talento e reduzir custos
O deputado federal Daniel Barbosa manifestou apoio ao fim da escala de trabalho 6x1 após a Câmara dos Deputados aprovar, nesta quarta-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas sem redução salarial.
Durante pronunciamento em plenário, o parlamentar afirmou que o modelo atual já não acompanha a realidade social e econômica do país.
"É preciso desmistificar a ideia de que o fim da escala 6x1 prejudica o empreendedorismo. As empresas com melhores jornadas conseguem reter talento e reduzem os custos com demissões e contratações frequentes”, declarou Daniel Barbosa.
A proposta foi aprovada em dois turnos na Câmara. No primeiro, recebeu 472 votos favoráveis e 22 contrários. Já no segundo turno, o texto teve 461 votos a favor e 19 contra. Agora, a matéria segue para análise do Senado Federal.
A PEC prevê duas folgas semanais, sendo uma preferencialmente aos domingos, além da redução gradual da carga horária para 40 horas semanais. O texto também estabelece um período de transição de até 14 meses para adaptação das empresas.
Na avaliação do deputado, a mudança pode trazer impactos positivos não apenas para os trabalhadores, mas também para a economia. Segundo ele, jornadas mais equilibradas aumentam a circulação econômica e reduzem custos públicos.
“A economia ganha em movimento pois os trabalhadores com mais tempo livre consomem cultura, lazer e serviços. Eles vão consumir nas empresas dos empreendedores. E em relação ao poder público, vamos ter menos gastos com o SUS e menos pressão sobre a previdência”, afirmou.
Daniel Barbosa ainda classificou o tema como prioritário dentro da pauta do Congresso Nacional: “A escala 6x1 não tem mais espaço nos dias de hoje. Vamos enfrentar o problema aprovando o fim dessa jornada que mais prejudica do que ajuda o desenvolvimento econômico e social do nosso país”.
Confira o discurso do parlamentar:
Últimas notícias
Segurança Cidadã apreende drogas e remove barracos no Vergel do Lago
Super El Niño: quais os riscos e impactos para a capital alagoana?
Anac garante assentos para menores ao lado dos responsáveis
Vitinho, acusado de estuprar e espancar jovem em Coité do Nóia, é preso
Aos 83 anos, idosa se forma na EJA e sonha em fazer faculdade
JHC intensifica presença nas ruas; Renan foca em agenda com aliados
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
