Projeto “Depois do Silêncio” reforça cuidado psicológico de crianças e adolescentes em Arapiraca
O termo de cooperação foi assinado durante a 3ª edição do projeto “Adotar é Amor”
A Faculdade Cesmac do Agreste deu mais um importante passo no fortalecimento da rede de proteção à infância e à adolescência ao firmar, nesta quinta-feira (28), parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) para implantação do programa “Depois do Silêncio: acolhimento e escuta de crianças e adolescentes em situação de violência”.
O termo de cooperação foi assinado durante a 3ª edição do projeto “Adotar é Amor”, realizada no Partage Arapiraca Shopping, reunindo representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, gestão municipal e instituições parceiras comprometidas com a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Representando a Faculdade Cesmac do Agreste, participaram da assinatura da parceria a diretora da instituição, professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, e o membro fundador da Fundação Jayme de Altavilla (Fejal) e coordenador geral do curso de Direito, desembargador Orlando Rocha Filho.
O programa “Depois do Silêncio” nasce com a missão de oferecer acolhimento psicológico, escuta qualificada e acompanhamento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência, fortalecendo a atuação integrada entre o sistema de Justiça e a instituição de ensino superior.
Por meio da parceria com a 1ª Vara de Arapiraca da Infância, Juventude e Crime praticado contra a Criança e o Adolescente, a Faculdade Cesmac do Agreste disponibilizará os serviços da Clínica-Escola de Psicologia, envolvendo profissionais e equipe técnica capacitada para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente casos relacionados à violência doméstica, abusos e outras violações de direitos.
Além do atendimento psicológico especializado, os acompanhamentos realizados pela Clínica-Escola poderão subsidiar tecnicamente o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, por meio da emissão de relatórios que auxiliarão na identificação da necessidade de continuidade do acompanhamento psicológico em cada caso.
A professora doutora Priscila Vieira do Nascimento destacou a importância social do programa e o compromisso institucional da Faculdade com ações que promovam cuidado, dignidade e proteção. “A Faculdade Cesmac do Agreste compreende a educação como um instrumento de transformação social. O programa ‘Depois do Silêncio’ representa o compromisso da nossa instituição com a escuta sensível, o acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes que precisam ser cuidados com humanidade, responsabilidade e dignidade”, ressaltou.

O desembargador Orlando Rocha Filho também enfatizou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas de proteção à infância. “O projeto representa um importante avanço na construção de uma rede de proteção mais humana e eficiente. Quando instituições unem esforços em prol da infância e da juventude, toda a sociedade é fortalecida”, afirmou.

A ação integra o conjunto de iniciativas sociais apoiadas pela Faculdade Cesmac do Agreste, reforçando o papel da instituição como agente transformador da realidade social, especialmente por meio da integração entre ensino, prática profissional e compromisso comunitário.
Também estiveram presentes no evento o presidente do TJ/AL, desembargador Fábio Bittencourt; o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa; o Procurador de Justiça de Justiça Valter Acioly; o juiz coordenador da Infância e Juventude, doutor Anderson Passos; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados, doutor Rafael Wanderley; e a superintendente do Partage Arapiraca Shopping, Eunice Souza.

Veja também
Últimas notícias
OAB decide, por unanimidade, apoiar ação da DPAL que pede retirada do nome da Avenida Fernandes Lima
Jovens ficam presos em montanha-russa a 30 metros de altura nos EUA
Fãs do BTS criam rede de atendimentos psicológicos gratuitos. Saiba mais
Novo relato de furto na Linha 4-Amarela viraliza nas redes sociais
Professor arapiraquense é nomeado Delegado do Conselho Regional de Educação Física
Matriz de Camaragibe recebe novos micro-ônibus para reforçar frota e atendimento da Saúde
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
