Ponte promete mais segurança para moradores e produtores rurais de São Sebastião
Equipamento erguido sobre o Rio Perucaba avança para a etapa de conclusão da superestrutura
A construção da nova ponte sobre o Rio Perucaba, em São Sebastião, no Agreste de Alagoas, avança para a etapa de conclusão da superestrutura e deve garantir mais segurança, mobilidade e acesso a serviços essenciais para moradores da zona rural do município.
A infraestrutura viária está sendo implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com investimento de R$ 1,7 milhão, em substituição à antiga travessia destruída por fortes enxurradas e permitirá a circulação de pessoas, veículos e o escoamento da produção agropecuária durante todo o ano, inclusive nos períodos de chuva mais intensa.
A infraestrutura está sendo implantada no mesmo local onde ficava a antiga travessia sobre o Rio Perucaba, conhecido na região como riacho Jurubeba. O trecho está localizado na rodovia municipal que liga a sede do município aos povoados Malhada da Onça e Belisca Pau, na zona rural de São Sebastião.
A nova ponte deve fortalecer a integração entre as comunidades rurais e a sede do município ao garantir o tráfego, especialmente durante os períodos de chuva, conforme destacou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares. “A implantação da ponte em Malhada da Onça resolve o problema de integração no território do município após a destruição da estrutura antiga. Integrar as regiões de São Sebastião, um município com forte produção agropecuária, significa investir na economia local ao oferecer condições seguras para o escoamento da produção e também permitir o acesso da população a serviços públicos na sede do município, como escolas e postos de saúde, durante todo o ano, em especial no período de chuvas no agreste alagoano”, afirmou Tavares.
Implantação da nova ponte
A nova ponte está sendo construída em concreto armado, com 26,1 metros de comprimento e 8,2 metros de largura, e foi projetada para suportar a vazão máxima do Rio Perucaba em períodos chuvosos e de cheia.
A infraestrutura viária contará com duas pistas de rolamento e um passeio lateral para pedestres, equipado com guarda-corpo de proteção. Os trabalhos incluem serviços de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura da ponte, além de terraplenagem, pavimentação e drenagem dos acessos, entre outras intervenções.
A obra está em plena execução e já se encontra na fase final de construção da estrutura principal. Os trabalhos são acompanhados pelo engenheiro civil da Codevasf Wellington Costa, que detalhou os avanços do projeto. “Concluímos todos os serviços relacionados à infraestrutura e à mesoestrutura e já lançamos todas as longarinas, que são as vigas principais responsáveis por sustentar a laje do tabuleiro por onde ocorre o tráfego de veículos. Essa etapa permite a concretagem das vigas de travamento, das lajes do tabuleiro e dos demais elementos complementares. Paralelamente, estamos executando a terraplenagem dos acessos à ponte para compatibilizar as diferenças de nível entre a laje do tabuleiro e a estrada existente, evitando transbordamentos”, explicou Costa.
O engenheiro acrescentou que, após a conclusão dos serviços de terraplenagem, deverão ser iniciadas as etapas de pavimentação em paralelepípedo e drenagem. A obra será finalizada com serviços de pintura e sinalização. A previsão é que a ponte seja entregue à população até o próximo mês de outubro.
Veja também
Últimas notícias
Mulher morre após moto colidir com animal em trecho da AL-145 em Água Branca
Davi Brito sobre o tom contra Carlinhos Maia após desistir de luta
Motociclista morre e garupa fica ferido após grave colisão em Colônia Leopoldina
Dois jovens morrem em colisão frontal entre carros na AL-220, no Sertão
Homem é morto a tiros após ser chamado por suspeitos em rua do Clima Bom
MDB garante situação regular de Yale como vice: desincompatibilização dentro dos prazos
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
