Falso alerta da Defesa Civil interrompe transmissão da CazéTV durante a madrugada
Governo federal confirmou invasão ao sistema após mensagem ser disparada para celulares em diversas regiões do país
Um falso alerta da Defesa Civil enviado na madrugada deste sábado (20) surpreendeu milhões de brasileiros e chegou a interromper uma transmissão ao vivo da CazéTV no YouTube.
Por volta de 1h25, celulares de usuários em diferentes estados emitiram um alerta sonoro classificado como extremo. A mensagem continha a palavra “misantropia”, termo associado à aversão ou descrença na humanidade, o que gerou dúvidas e preocupação entre os destinatários.
Durante uma transmissão ao vivo da CazéTV, os celulares dos apresentadores tocaram simultaneamente após o recebimento do alerta. Sem entender inicialmente o que estava acontecendo, os integrantes da bancada reagiram ao vivo.
“É alarme falso”, afirmou o influenciador Casimiro Miguel, enquanto outros participantes questionavam se a mensagem poderia ser verdadeira.
Nas redes sociais, moradores do Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados relataram ter recebido o mesmo aviso durante a madrugada.
Após a repercussão, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que a plataforma utilizada para o envio dos alertas da Defesa Civil foi alvo de uma invasão.
Segundo o governo federal, a mensagem foi disparada remotamente por uma pessoa sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Como medida de segurança, a plataforma foi retirada do ar cerca de cinco minutos após o envio do alerta.
Em nota, o ministério informou que o caso será investigado pela Polícia Federal e que o sistema permanecerá desativado até que sejam adotadas medidas para reforçar a segurança da ferramenta.
A Defesa Civil do Paraná também esclareceu que não emitiu qualquer alerta e afirmou que não havia previsão de eventos climáticos severos no estado. O órgão informou ainda que acionou a Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para auxiliar na apuração do caso.
Últimas notícias
Mulher é resgatada após cair em fossa de seis metros em Junqueiro
Prefeito Rodrigo Cunha prestigia competições no Gigantão e reforça incentivo ao esporte
Mulher morre após moto colidir com animal em trecho da AL-145 em Água Branca
Davi Brito sobre o tom contra Carlinhos Maia após desistir de luta
Motociclista morre e garupa fica ferido após grave colisão em Colônia Leopoldina
Dois jovens morrem em colisão frontal entre carros na AL-220, no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
