Hospital de Arapiraca avança para oferecer alta complexidade em trauma e ortopedia pelo SUS
CIB aprova credenciamento da unidade; proposta prevê 270 cirurgias e 4.050 consultas especializadas por mês
O Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, deu um importante passo para ampliar a assistência em saúde na região Agreste. A Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB/AL) aprovou o credenciamento e a habilitação da unidade como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (31) e prevê a ampliação da oferta de procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade para pacientes de Arapiraca e de municípios atendidos pela rede regionalizada de saúde.
De acordo com o planejamento aprovado, o hospital deverá realizar 270 cirurgias ortopédicas por mês, além de 4.050 consultas especializadas mensais, totalizando uma estimativa de 48,6 mil atendimentos ambulatoriais por ano.
Para viabilizar os serviços, a CIB solicitou ao Ministério da Saúde a incorporação de R$ 4.374.038,03 por ano ao teto financeiro da Média e Alta Complexidade (MAC). O valor corresponde a um repasse mensal de R$ 364.503,17, custeado pelo orçamento federal, sem impacto financeiro para a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Apesar da aprovação estadual, a habilitação ainda depende da análise e da autorização definitiva do Ministério da Saúde. Técnicos da pasta poderão realizar vistoria na unidade para verificar o cumprimento dos critérios exigidos pela legislação federal antes da liberação dos recursos.
Com isso, os novos serviços ainda não entram em funcionamento de forma imediata. Também permanecem pendentes a definição do cronograma de implantação, dos municípios que serão referenciados para atendimento e da forma de encaminhamento dos pacientes.
Últimas notícias
Motorista é espancado até a morte após carro atropelar criança de 5 anos
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
