Blog do Roberto Ventura
Câmara Municipal de Messias aprova projeto de lei que trará benefícios para toda a população

Em uma sessão bastante movimentada ocorrida na manhã desta quinta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Messias, foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei nº 04/2019, de autoria do vereador Gibson Buarque de Melo, que versa sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica, água, serviços de telefonia e de internet.
A nova lei proíbe o corte desses serviços nos horários e dias determinados no município, por inadimplência do consumidor nos dias que antecederem a sábados, domingos e feriados. Portanto, a interrupção desses serviços dar-se-á nos dias úteis, no período compreendido entre 08h às 18h. A lei, trará benefícios direto a população messiense e, em especial, aos mais carentes.
As empresas prestadoras poderão efetuar a interrupção desses serviços quando houver fraude, ligação clandestina, (os famosos gatos), mediante ordem judicial, - nesse caso, o morador ou moradores do imóvel terão que ser cientificados -, motivos de acidente que possa colocar em risco o patrimônio de terceiros, a segurança ou o bem-estar de pessoas e serem vivos. Ainda assim, os proprietários de imóveis serão notificados e informados no caso do corte no fornecimento desses serviços.
Vale salientar que, no caso da conta de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), criou um prazo máximo de 90 dias para que um boleto não pago gere o corte da luz. A distribuidora pode cobrar a conta, mas não pode cortar mais a luz do consumidor, desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas.
Em relação a interrupção do fornecimento de água por inadimplência somente poderá ser executada 90 dias após o vencimento da conta não paga, no caso de consumidor residencial. No caso do consumidor comercial, o corte poderá ocorrer 30 dias após o vencimento, conforme proposta aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
O presidente da Câmara, Gibson Buarque, falou da importância dessa lei para a população messiense.
“Temos recebido diversas reclamações de pessoas que tiveram interrompido o fornecimento de água e de energia após alguns dias de atraso. Isso afeta diretamente a população carente de nosso município. Já temos que conviver com a falta de emprego em nosso país, e em Messias não poderia ser diferente, apesar do esforço do prefeito em minimizar essa situação. É um absurdo o cidadão desempregado ter que pagar a conta de energia ou água após alguns dias que é feita leitura, isso é desumano. Nós vereadores não podemos calar e aceitar essa situação. Como representantes legítimos do povo, resolvemos por unanimidade aprovar essa lei que irá beneficiar principalmente aos mais necessitados".
Gibson fez uma pausa para continuar: “Tenho dito por reiteradas vezes que essa Casa é do povo, estamos aqui para tentar resolver ou minimizar dentro do possível, dentro daquilo que diz a lei, os problemas do povo de nossa cidade, afinal foi para isso que fomos eleitos, ou seja, para defender os interesses da população".
Depois de aprovada na Câmara, a lei seguiu para a sanção do prefeito Luiz Emilio Duarte de Omena
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
