Blog do Tinho
Acompanhando negociações, JHC ressalta atuação do MPT para o pagamento do transporte escolar

O Deputado Federal JHC(PSB/AL), que tem acompanhado, desde o início, com mediação de sua assessoria, a problemática envolvendo o atraso nos repasses para transportes e motoristas escolares, no Estado de Alagoas, parabenizou a atuação e articulação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que conseguiu firmar um termo de ajustamento de conduta com o Governo do Estado no sentido de começar a regularizar os pagamentos, que tem prejudicado estudantes, empresas e profissionais.
Para JHC, a articulação e a mobilização dos trabalhadores e estudantes, foi imprescindível para que o MPT conseguisse firmar, nesta quinta-feira 31, um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Estado de Alagoas, para garantir o pagamento da remuneração dos meses de maio e junho deste ano a motoristas que realizam o transporte de alunos da rede pública estadual de ensino.
“Com a articulação do MPT foi possível firmar esse acordo, que estabelece um prazo de até quinze dias para que o Governo do Estado efetue os pagamentos devidos aos prestadores de serviço diretamente comprometidos”, disse JHC.
A medida além de beneficiar milhares de estudantes em todo o estado, impacta diretamente cerca de 900 prestadores de serviço de Maceió e do interior, ligados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que foram prejudicados com a falta de pagamento.
Os pagamentos a serem efetuados pelo Estado de Alagoas diretamente aos transportadores serão descontados dos eventuais créditos que a empresa terceirizada Bioética tenha a receber do ente estadual. O termo de ajustamento de conduta firmado corresponde ao pagamento da remuneração atrasada de maio e junho. Em nova audiência, marcada para o dia 13 de novembro, às 9h30, o MPT aguarda uma nova posição do Estado para tratar dos pagamentos dos meses de julho a setembro.
Caso descumpra as obrigações, o Estado estará sujeito à multa de R$ 1 mil por trabalhador prejudicado, a ser revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a uma instituição sem fins lucrativos indicada pelo MPT. O Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL) fiscalizarão o cumprimento do acordo.
A audiência foi realizada com a presença do Secretário Estadual de Educação, Luciano Barbosa, representantes dos prestadores de serviço, do procurador Geral do Estado (PGE), Francisco Malaquias, e da superintendente de Auditagem da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adriana Araújo, e da assessoria do Deputado JHC, advogado Robert Wagner.
Sobre o blog
Wellington Silva - Tinho. Professor, Jornalista MTB 1874, Assessor de Imprensa.
Arquivos
Últimas notícias

Prefeitura de Penedo informa funcionamento dos serviços municipais durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes

Penedo encanta participantes da 8º ECriativa

Faltas de energia afetam operação do Sistema Adutor do Agreste

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic

Semed abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras
