Politicando
Marcos Lisboa tem contas rejeitadas pelo TCE e não poderá disputar reeleição em Paulo Jacinto
Prefeito está em lista de
As contas da prefeitura de Paulo Jacinto dos últimos dois anos foram analisadas e desaprovadas pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE). O gestor do município, Marcos Lisboa (MDB), foi citado numa lista enviada pela presidência da Corte de Contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 17 de setembro.
A rejeição implica no enquadramento de Marcos Lisboa como “Ficha Suja” e pode resultar numa declaração de inelegibilidade por parte da Justiça Eleitoral. Ele é candidato a reeleição. No entanto, o juiz da Comarca em que pertence o município de Paulo Jacinto pode decidir pelo indeferimento da candidatura do atual prefeito.
A convenção partidária que escolheu Marcos Lisboa como candidato a prefeito pelo MDB foi realizada na quarta-feira (16). O registro de candidatura deverá ser enviado à Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro. A partir desta data, podem ocorrer pedidos de impugnação de candidatura. Em seguida, o juiz eleitoral irá julgar sobre o deferimento ou não do pedido.
A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas confirmou que o relatório está em posse da assessoria técnica da corte.
O outro lado
Em contato com o 7Segundos, a assessoria de comunicação de Marcos Lisboa esclareceu, por meio de nota, que a prestação de contas que gerou a polêmica citada na reportagem se refere ao exercício de 2005, o que não impede a reeleição do atual prefeito.
Nota de Esclarecimento
O Portal “7Segundos” publicou nessa quinta-feira, 17 de setembro de 2020, matéria em que noticiou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas recebeu uma relação contendo o nome de 35 gestores públicos, incluindo o nome do Prefeito Marcos Lisboa, que tiveram as contas analisadas e desaprovadas nos últimos dois anos, o que implicaria uma declaração de inelegibilidade.
Ocorre que tal informação, em relação ao Sr. Marcos Lisboa, está completamente equivocada, ou seja, não existe qualquer empecilho para a candidatura à reeleição do atual prefeito.
A prestação de contas que gerou essa polêmica se refere ao exercício de 2005 e a conclusão do Parecer Prévio se encontra no aguardo de recurso interposto pela defesa, que apontou diversas omissões e contradições no julgamento.
Além disso, após o julgamento do Parecer Prévio pelo Tribunal de Contas, a prestação de contas deverá ser encaminhada para análise pela Câmara de Vereadores.
Tais fatos, inclusive, foram devidamente reconhecidos pela Presidência do Tribunal de Contas do Estado, que em resposta a Ofício enviado pelo Sr. Marcos Lisboa, registrou que o processo se encontra no aguardo de julgamento do recurso, documento que se encontra à inteira disposição.
Assim, sempre pautado na transparência e verdade real dos fatos, reafirmamos e asseguramos que não há qualquer problema na pretensa candidatura à reeleição do Prefeito Marcos Lisboa nas eleições de 2020.
Atenciosamente,
MARCOS ANTONIO DE ALMEIDA.

Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
