Politicando

Politicando

Politicando

Coligação entra com ação contra candidato a Prefeito de Maceió por abuso de poder

A ação se baseia no amplo uso das rádios Francês FM e Farol FM pelo candidato

13/10/2020 19h07 - Atualizado em 13/10/2020 19h07
Coligação entra com ação contra candidato a Prefeito de Maceió por abuso de poder

Uma ação de investigação judicial eleitoral da Coligação Maceió Mais Forte (Alfredo Gaspar-MDB) acusa o candidato João Henrique Caldas (PSB) de abuso de poder econômico, midiático e uso indevido de veículo de comunicação. A ação busca a condenação de JHC e demais envolvidos, com a cassação de seus registros de candidatura e sua inelegibilidade.

A ação se baseia no amplo uso das rádios Francês FM e Farol FM pelo candidato, durante meses, desde que começou a ser anunciada sua pré-candidatura a prefeito de Maceió. A ação tem mais de 160 horas gravadas de programação das emissoras – com conteúdo favorável a JHC. Se isso fosse convertido em compra de espaço publicitário, daria mais de R$ 500 mil.

As emissoras que beneficiavam o político pertencem à Fundação Quilombo, constituída no passado pelo pai de João Henrique Caldas, o ex-deputado João Caldas da Silva, personagem que sempre desaparece na época da campanha de seu filho, em razão do passado de problemas e acusações de improbidades.

Emissoras de rádio são espaços de concessão pública e não podem explicitar inclinação política. No caso específico das duas rádios da família de JHC, dentro de suas programações diárias, faziam uma constante referência ao deputado, enfocando os mais diversos assuntos. Ele era protagonista de programas de larga audiência (como Mobiliza Brasil e Show da Manhã), sendo quase que entrevistado exclusivo dos programas sobre temas variados.

A influência de JHC nas rádios também se constatou no controle sobre os âncoras dos programas Mobiliza Brasil e Show da Manhã, os dois programas de maior audiência das emissoras, e que era o espaço preferido de JHC para se promover. Quando ele não estava sendo entrevistado nos programas diários, seus âncoras destinavam algum espaço do programa para fazer menção a algum trabalho do deputado ou até mesmo reproduzir a opinião dele sobre algum assunto.

Tratava-se, portanto, de uma programação diária pautada para enaltecer a pessoa do pré-candidato, o qual, sobre as rádios e os programas, tinha posição de comando e superioridade, além de laços de amizade.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos