Blog do Roberto Ventura
A hora da decisão
É preciso entender que uma campanha eleitoral envolve planejamento, pesquisa, recursos humanos, financeiros e materiais, mas, sobretudo ideias. A falta de conhecimento de como o eleitor decide seu voto é um problema antigo da ciência política.
O nosso processo eleitoral é regido por três leis básicas: a lei da indiferença, a da procrastinação e a da efemeridade.
No universo da lei da indiferença estão os indecisos e os indiferentes, que não percebem, ou fazem força para não perceberem o que realmente se passa em sua volta. A lei da procrastinação ou do adiamento máximo é quando o eleitor adia o máximo possível sua decisão em quem vai votar. Estudos mostram que parte dos eleitores deixa para decidir em quem votar no último momento. E, por último, a lei da efemeridade são as oscilações que existem na opinião do eleitor durante as campanhas eleitorais, ou seja, ele pode mudar seu voto, conforme temas abordados de seu interesse ou da coletividade, essas oscilações mostram o quanto muda a intenção de voto.
É fato que o eleitor não gosta de perder seu voto, por isso mesmo ele passa a votar em quem está à frente nas pesquisas eleitorais. Isso significa dizer que, aquele que está liderando as pesquisas sempre leva vantagem e adquiri os votos dos indecisos.
Cerca de 90% das pessoas que se dirigem a cabine eleitoral, já tem o seu candidato consolidado, mas 10% ainda entram para votar, com muita dúvida, sem saber em quem votar, são os chamados indecisos; e esses podem decidir uma campanha acirrada. A grande maioria dos eleitores deixa para votar no último momento. Esses eleitores decidem uma eleição polarizada e, assim sendo, a boca de urna, o corpo a corpo, e a militância partidária são fundamentais e imprescindíveis em uma eleição parelha.
O eleitor muitas vezes tem medo de apostar no duvidoso, no incerto, medo de entregar à administração de uma cidade, de um estado ou de um país a qualquer pessoa e, sem dúvida, essa é a diferença que vai levar Adelmo Júnior a vitória.
O medo de cair por terra tudo o que foi feito e construído ao longo desses dezoito anos em Messias, faz com que os eleitores indecisos votem no candidato da situação para dar continuidade ao que foi feito nesses anos.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional