Blog do Roberto Ventura
O mercado eleitoral competitivo
Farei agora as contas do processo político e, como parâmetro, analisei a cidade de Messias. Primeiro é preciso esclarecer que, o Marketing Político trabalha com os indiferentes, ou seja, aqueles que estão alheios a política ou em torno dela. Para o eleitor é indiferente votar nesse ou naquele candidato, para ele é tudo igual. É aí onde estão inseridos os indecisos e os indiferentes.
O brasileiro sempre deixa para fazer as coisas de última hora, ou seja, para pagar a conta de energia, de água, de telefone etc; com o eleitor também é assim, ele adia sempre que puder sua decisão de voto para o período mais próximo possível da eleição.
Cerca de 90% das pessoas que se dirigem a cabine eleitoral, já tem o seu candidato consolidado, mas 10% ainda entram para votar, com muita dúvida, são os procrastinadores, e esses podem decidir uma campanha acirrada. A grande maioria dos eleitores deixa para votar no último momento.
O mercado eleitoral competitivo é composto por dois agentes básicos: Candidato e Eleitor: o candidato deseja do eleitor informação e voto. Informação para poder planejar e criar programas de governo que atendam as expectavas do eleitor, e o voto para chegar ao poder e desenvolver o seu programa. Por outro lado, o eleitor deseja do candidato, uma boa comunicação e o cumprimento das promessas e dos favores.
O voto é influenciado por três componentes distintos: Político, Ideológico e Eleitoral. Voto político é firmado de forma direta, numa relação entre candidato e eleitor. Em cidades pequenas, o voto político chega a 80% de sua motivação.
Voto ideológico influencia apenas uma parcela dos eleitores. Afeta apenas pouco mais de 5% do eleitorado, atingindo o Máximo de 10% no mercado nacional.
Já o voto eleitoral representa o esforço concentrado de conquista do eleitor, todo o trabalho deve estar voltado para a conquista do eleitor. Chega a atingir até 70% das decisões de voto.
Baseando-se nesses dados, vamos analisar como ficaria a distribuição dos eleitores em Messias: levando-se em consideração que hipoteticamente teremos em Messias 11 mil eleitores, - o voto político que representa 80% do eleitorado -, significa dizer que, 8.800 eleitores são conquistados de forma direta em uma relação candidato/eleitor.
Já aqueles eleitores que votam de forma ideológica, que chega à casa dos 5%, significa dizer que em Messias apenas 550 eleitores votam ideologicamente.
Em relação ao voto eleitoral, - que representa o esforço concentrado da conquista do eleitor -, dos 11 mil eleitores de Messias, cerca de 7.700 devem optar por esse tipo de voto. Representa o esforço concentrado de conquista do eleitor, é esse o campo de atuação do Marketing Político.
Como o Marketing Político trabalha com os indiferentes, é necessário esclarecer que no mês de fevereiro, faltando dez meses para as eleições, 70% dos eleitores estavam indiferentes, e faltando 48 horas, cerca de 20% dos eleitores ainda continuavam indiferentes, é aí onde entra e se intensifica o trabalho dos marqueteiros.
Assim, em Messias, em fevereiro, 7.700 ainda estavam indiferentes, e nessas últimas 48horas apenas 2.200 continuavam indiferentes. É nesse campo de atuação em que o trabalho de marketing se intensifica e entra para valer na campanha; é o tudo ou nada!
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
