Politicando

Politicando

Politicando

Marx Beltrão perde força política e deverá ser “rebaixado” no primeiro escalão do Governo de AL

Deputado federal deverá perder comando da secretaria de Agricultura e do IDERAL

27/01/2021 17h05 - Atualizado em 27/01/2021 17h05
Marx Beltrão perde força política e deverá ser “rebaixado” no primeiro escalão do Governo de AL

Responsável pelas indicações para a secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) e Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (IDERAL), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) deverá perder espaços na reforma administrativa que está sendo feita no Governo de Alagoas, mas deverá permanecer no grupo político. O “rebaixamento” se deve a derrota nas eleições municipais de 2020.

Nessa terça-feira (26), o deputado federal foi recebido no Palácio República dos Palmares pelo governador Renan Filho (MDB) e, provavelmente, já foi informado que há necessidade de o chefe do Executivo acomodar novos aliados, principalmente, os que demonstraram possuir mais força política que o próprio Marx Beltrão.

Segundo informações de bastidores, a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (SECTI) – que fazia parte da cota da deputada estadual Fátima Canuto (PRTB) – foi oferecida para Marx, que teria se mostrado insatisfeito. O parlamentar até tentou mostrar que a relação com o governador permanece a mesma, soltando matérias positivas em blogs locais, mas, de fato, a realidade é bem diferente. Isso porque em política só tem espaço quem tem voto, coisa que Beltrão perdeu.

A SEAGRI, segundo fonte palaciana, voltaria a ser comandada por Sílvio Bulhões – indicado pelo deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB), ou seria oferecida para a deputada Fátima Canuto, que conseguiu reeleger o filho prefeito de Pilar e a nora para a prefeitura de Atalaia.

Com a reforma administrativa, Renan Filho tenta atrair o grupo do ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), que deu o fim ao reinado de Marx Beltrão no Litoral Sul, saindo vitorioso em pelo menos cinco municípios da região. Inclusive, tirando do deputado federal o comando de duas importantes prefeituras: Coruripe (cujo candidato derrotado foi o irmão de Marx, Maykon), e Jequiá da Praia (a irmã do deputado, Jeanyne não conseguiu a reeleição).

Em 2022, Marcius tentará uma vaga na Câmara Federal e coloca o mandato de Marx em risco.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos