Politicando
Grupos políticos miram comando total do Estado em 2022
Composição pode levar JHC a disputar governo de Alagoas e transformar Ronaldo Lessa em prefeito de Maceió
O senador Rodrigo Cunha é, atualmente, o nome do PSDB, PSB e PDT para disputar o cargo de governador de Alagoas, em 2022. Embora a decisão pareça estar tomada, a chegada de novos aliados pode mudar o cenário político e colocar o prefeito de Maceió, JHC, como cabeça de chapa nas eleições majoritárias.
Isso porque existe a possibilidade de o grupo comandado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), e do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), desistir de lançar candidatura ao cargo ocupado por Renan Filho (MDB).
O nome que tem a preferência de Lira e Victor é o do deputado estadual Davi Filho (Progressistas), que teve um bom desempenho na eleição em Maceió e está em alta no mercado do voto da Capital.
Mas acontece que, ao chegar ao topo do Congresso Nacional, Arthur Lira pode ir para reeleição e deixar de lado o sonho de ser governador de Alagoas. Já Marcelo Victor não está disposto a perder o mandato. Sem falar que ele ainda pode ser o indicado para a vaga deixada com a aposentadoria de Cícero Amélio no Conselho do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL).
Com isso, a solução seria compor com PSDB, PSB e PDT. O apoio só seria efetivado com a apresentação do resultado de pesquisas que mostrem real possibilidade de vitória. Caso o nome de Rodrigo Cunha não decole na intenção de voto dos alagoanos, a solução seria lançar JHC como o candidato do grupo ao Governo.
Nesse cenário, todos sairiam ganhando. Ronaldo Lessa assumiria a prefeitura, JHC se tornaria governador, Rodrigo Cunha permanece no Senado, Arthur Lira se mantém como presidente da Câmara Federal, e Marcelo Victor no Tribunal de Contas ou na ALE.
Por fim, Lessa, JHC, Cunha e Lira teriam o sonho de um único grupo político comandar todo o Estado. Mas, pelo menos por enquanto, tudo não passa apenas de especulação.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
