Politicando
Após derrubar dois ministros de Bolsonaro e conquistar cargos, Arthur Lira mira Paulo Guedes e Francisco Salles
Alagoano está dando as cartas no governo federal com apoio do Centrão

O primeiro recado do deputado Arthur Lira (Progressistas) como presidente da Câmara Federal foi para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sobre o possível uso de “remédios amargos” no Governo. A investida deu certo e o alagoano passou a se tornar o “01” no Palácio do Planalto.
Bolsonaro não apenas atendeu ao pedido do Centrão ao exonerar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, como também fez um “agrado” oferecendo a chefia do Gabinete Civil. A deputada federal Flávia Arruda (PL) foi a indicada para assumir o cargo, ocupado pelo general Luís Eduardo Ramos.
De forma ousada, o Centrão agora mira os ministros Paulo Guedes (Fazenda) e Francisco Salles (Meio Ambiente).
A primeira manobra visando a queda de Paulo Guedes é o engessamento do Orçamento da União feito no Congresso Nacional. Guedes chegou a dizer que “o orçamento está totalmente inexequível”, da forma que foi aprovado pela Câmara Federal.
Outro ataque feito contra o ministro da Fazenda foi quando ele tentou fazer a articulação política no parlamento. Os deputados federais deram uma freada e impediram que as negociações fossem realizadas por Paulo Guedes.
Já Francisco Salles, vem fragilizado desde os desastres ambientais causados na Amazônia. A justificativa apresentada pelo Centrão é de que o Governo precisa evitar mais desgastes para o Governo.
Se continuar no ritmo que está, o deputado alagoano continuará sendo o autor intelectual da reforma administrativa no Governo Federal e responsável por dizer quem entra e quem sai do Planalto.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió
