Politicando

Politicando

Politicando

JHC e Arthur Lira já definiram nomes para disputar Governo; Renan Filho ainda busca sucessor

Três maiores forças políticas de Alagoas buscam comando do Executivo estadual

19/05/2021 18h06
JHC e Arthur Lira já definiram nomes para disputar Governo; Renan Filho ainda busca sucessor

A pandemia tem sido o único fator impeditivo para a troca de ataques diretos entre as três maiores forças políticas de Alagoas. Duas já definiram seus candidatos para a disputa majoritária. O governador Filho (MDB) ainda não conseguiu escolher o nome para sua sucessão.

O grupo liderado pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB), terá o senador e presidente do PSDB em Alagoas, Rodrigo Cunha, como candidato a governador. O parlamentar já começou a percorrer o Estado em busca de ampliar sua base política. Cunha também tem se posicionado sobre uma série de temas polêmicos, ações que não estavam sendo feitas durante seus primeiros anos de mandato.

Já o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), e o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), escolheram o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas) para entrar na disputa pelo comando do Poder Executivo estadual. Ele teve um bom desempenho nas urnas quando disputou a prefeitura de Maceió, em 2020.

Já o governador Renan Filho (MDB) pode não concluir seu mandato para disputar a única vaga no Senado Federal, em 2022. Antes de concretizar sua candidatura, ele precisa escolher um nome para assumir o governo com sua desincompatibilização e disputar a reeleição ao cargo. Até o momento, apenas os secretários de estado Alexandre Ayres (Saúde), Rafael Brito (Educação), e Alfredo Gaspar (Segurança Pública) são as opções.

Na bolsa de apostas da política local, há quem acredite que, caso não consiga escolher um nome que seja viável e que tenha um bom desempenho nas pesquisas de opinião pública, Renan Filho deverá concluir seu mandato no Palácio República dos Palmares.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos