Politicando

Politicando

Politicando

Governo Bolsonaro está nas mãos de um alagoano

Arthur Lira tem o poder de decidir se dará ou não andamento ao processo de impeachment

12/07/2021 17h05 - Atualizado em 12/07/2021 17h05
Governo Bolsonaro está nas mãos de um alagoano

O futuro político do país está nas mãos de um alagoano, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas). Ele é o presidente da Câmara e tem o poder de decisão a respeito da abertura ou não do processo de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Apesar do avanço das investigações na CPI da Covid, Lira já revelou publicamente que não há base legal para instaurar o processo de impedimento do presidente Bolsonaro.

No entanto, a pressão popular a favor do impeachment tem aumentado, conforme recentes pesquisas de opinião pública realizadas em todo o país. Os números mostram que mais da metade da população não quer mais Bolsonaro no cargo de presidente.

O senador Renan Calheiros (MDB) voltou a ter destaque nacional na função de relator da CPI da Covid e tem sido, no momento, a principal preocupação da família Bolsonaro. O alagoano não tem poupado esforços para provar que o presidente é um dos principais responsáveis pelo crescente número de mortos por Covid no país, e chefe de uma organização criminosa que supostamente tira vantagens financeiras da pandemia.

Embora estejam em lados opostos, Arthur Lira e Renan Calheiros não entram em atrito, pelo menos politicamente. Isso pela possibilidade de uma composição nas eleições de 2022 em Alagoas, onde um acordo de bastidores pode proporcionar vitória para os dois grupos políticos.

Se essa trégua entre as duas maiores forças políticas de Alagoas durará por muito tempo ou não, só saberemos no desenrolar da CPI da Covid, que tem avançado a cada dia.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos