Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Eleições 2022: uma preliminar para 2024

09/09/2021 12h12 - Atualizado em 09/09/2021 14h02
Eleições 2022: uma preliminar para 2024

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições, as atenções políticas em grande parte dos municípios estão voltadas mais especificamente para as Assembleias Legislativas e Câmara Federal.

Detentores de mandato, lideranças políticas, cabos eleitorais começam a se articular visando o bom desempenho de seus candidatos, - leia-se deputados estaduais e federais - nas urnas. É nessas eleições onde as lideranças políticas municipais estarão mais preocupadas, porque nelas serão avaliadas pelo eleitor a popularidade e aceitação dos atuais administradores.

Lideranças políticas fazem uma corrida desenfreada em busca de votos para seus candidatos, porque elas sabem que o próximo pleito será uma preliminar para as eleições municipais de 2024, entretanto, outros fatores serão decisivos para o sucesso do pós-eleições 2022.

Os que exercem mandato têm por obrigação de mostrar prestígio político em suas bases eleitorais - diferentemente daqueles que aparecem como franco atiradores - até porque estão com a caneta na mão e têm o poder de decisão; se não o fazem, aí já é outro departamento.

As forças políticas municipais terão uma prova de fogo e, aqueles que forem bem avaliados, evidentemente que estarão aptos a participar da disputa municipal, tanto majoritária quanto na proporcional, com maiores possibilidades de vitória.

Aquele que mostrar força eleitoral nessas eleições dando boa votação a seus candidatos, terá, por parte do eleitor, confiança, credibilidade e, certamente, enfrentará as eleições municipais com muito mais otimismo e segurança.

O jogo começou e não faz muito tempo. Tem sido constante a presença de candidatos a deputado estadual e federal nos munícipios. Resta agora aos prefeitos que vão tentar a reeleição trabalhar duro para conquistar eleitores e consequentemente se sair bem nas eleições vindouras, e isso também vale para aqueles que pensam em se candidatar na majoritária e, com menos intensidade, na proporcional.

Aos prefeitos restam trabalhar com determinação, rever alguns conceitos, fazer uma autocrítica e uma análise minuciosa de suas administrações, onde estão errando e onde precisam melhorar. Isso passa necessariamente por mudança de postura, mas, sobretudo por mudanças no alto escalão de seus governos. A esses só restam duas alternativas: ou agem agora e mostram poder de mando usando a força de suas canetas ou se mantém da mesma maneira e, nesse caso, é só esperar o fracasso nas urnas em 2022 e, consequentemente, a resposta por parte do eleitor que não será nada boa nas próximas eleições municipais.

Aqueles que votaram nos atuais prefeitos esperando melhorias e mudanças radicais, estão na moita esperando tão somente o momento certo para dar a resposta nas urnas. A política é um jogo como outro qualquer, aquele que não souber joga-lo com certeza será derrotado. Ou se faz mudanças radicais, mudando aquilo que não está dando certo ou, caso contrário, terão que pagar um alto preço e, nesse caso, será tarde demais!

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos