Blog do Roberto Ventura
Messias é destaque em maratona escolar de Alagoas; fato inédito no município
Um dia especial não só para os que fazem o sistema educacional em Messias, mas, sobretudo, para alunos do 8º e 9º ano do Centro Educacional Luiz de Amorim Leão (CEMLAL), onde, na oportunidade, participaram na tarde do último sábado (11), no Colégio Santíssimo Sacramento, em Maceió, da 12ª Maratona de Matemática do Estado de Alagoas.
Estiveram presentes, o secretário de educação de Messias, David Vitor, a técnica do ensino fundamental anos finais Sônia Valério, a diretora do CEMLAL Dênia Valdenir e os coordenadores dos oitavos e nonos anos Amara Valtilene e Williams Nunes
Participaram da maratona escolar pela equipe 1 (matutino) os alunos: Alessandra Fernanda da Silva, (9º C), Johnny Guilherme da Silva, (9º B), Evelyn Benedita dos Santos Calheiros, (8º C) e Kalyl Vinícius de Lima Peixoto (8º D). Representando a equipe 2 (Vespertino): Kauã Arthur de Lima Oliveira, (8º G), Maria Clara dos Santos Barboza (8º G), Jennifer Rufino dos Santos (9º G), Adonias Ruan de Araújo Vieira (9º C).
“A prova foi muito boa com questões bem elaboradas, algumas difíceis outras mais fáceis, mas em geral, foi uma ótima prova! Todas as pessoas do grupo merecem reconhecimento pelos seus esforços, pois todos discutiram as suas opiniões e estratégias para achar o melhor resultado das questões. Independentemente do resultado, foi um evento muito interessante e esperamos que competições como essas também possam ser realizadas aqui em Messias. Espero que no futuro isso se torne uma realidade”, disse o aluno Johnny Guilherme.
A aluna Alessandra Fernanda falou sobre essa experiência: “Foi uma ótima experiência para todos nós. Logo no começo que recebi a proposta não aceitei, mas vi que isso seria uma ótima oportunidade para mim. A maratona foi excelente, cada um se ajudando para chegar em um consenso sobre as respostas. Foi incrível o que a gente viveu lá; fizemos amizades, brincamos e, acima de tudo, conseguimos adquirir novos conhecimentos. A prova foi ótima, e só em pensar que nós fomos os primeiros alunos a representar nossa cidade em um evento tão importante, foi sensacional! Nós nos unimos para dar o nosso máximo”, afirmou.
“Foi uma sensação muito boa de ter competido com alunos de escolas particulares. Foi muito bom para ganhar experiência e, principalmente, porque serviu de incentivo para a gente estudar cada vez mais, portanto, foi bastante proveitoso e uma excelente experiência”, disse Kauã Arthur de Lima Oliveira.
Jeniffer Rufino dos Santos, aluna do 9º ano G disse que: “Foi um aprendizado emocionante, muito divertido. As questões muito bem elaboradas, algumas mais complexas, outras mais fáceis; o trabalho em equipe e a dedicação foi a melhor parte, todos deram tudo de si. Eu adorei participar, a educação é o futuro de nosso país, são oportunidades como essas que nos fazem aprender e crescer”.
A diretora do CEMLAL Dênia Valdenir elogiou a participação dos alunos: “Essa foi a primeira de muitas outras maratonas que virão. Estamos cogitando algumas parcerias e vamos trazer não só para o CEMLAL, mas, para outras escolas de nossa cidade com competições internas, estaduais e nacionais. Nossos alunos estão de parabéns, mostram do que são capazes, precisamos descobrir o talento escondido em cada um deles; essa é a nossa missão",
O secretário Davi Vitor, não escondeu a emoção por estar junto com seus alunos representando a cidade de Messias: “Estou bastante feliz e muito emocionado pelo trabalho que nossa equipe vem desempenhando aqui na secretaria de educação de Messias. Vale destacar que essa é a primeira vez que o município participa de uma maratona. É muito gratificante vermos os nossos alunos do Cemlal, mesmo sendo uma escola pública, concorrer de igual para igual com as melhores escolas particulares de Alagoas, isso não tem preço”, afirmou.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional