Politicando
JHC ou Lessa: apenas um poderá participar das eleições de 2022
Temor em perder comando do Executivo da Capital pode afastar candidaturas
O prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o vice, Ronaldo Lessa (PDT), terão que decidir qual dos dois irá participar das eleições do próximo ano.
Vale destacar que JHC sequer cogitou a possibilidade de ser candidato, mas as pesquisas mostram a preferência do eleitorado por seu nome.
Já Ronaldo Lessa, confirmou o interesse em ser candidato ao Senado Federal com o apoio do seu grupo político que, além de JHC, tem o senador Rodrigo Cunha (PSDB).
Até aí, tudo bem. O problema é que os dois - JHC e Lessa - não deverão ser candidatos. Isso para que os cargos de prefeito e vice não entrem em vacância.
A possibilidade para que isso aconteça é remota, pois o próximo na linha sucessória é o presidente da Câmara Municipal, Galba Netto (MDB), que é do mesmo partido e tem o pai como um dos deputados estaduais que dá sustentação à Renan Filho na Assembleia Legislativa.
Ainda há outra questão em risco em meio a essa situação. Caso decida disputar o governo, JHC teria que renunciar o cargo. Ou seja: teria que se dedicar ao máximo para ganhar a eleição e não ficar sem mandato.
Já Ronaldo Lessa não corre esse risco. Se disputar o senado e for derrotado, volta a condição de vice-prefeito da Capital.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.