Blog do Roberto Ventura
Ingratidão: um dos piores defeitos do ser humano
Um dos piores e mais detestáveis defeitos do ser humano é a ingratidão. A pessoa pode possuir vários defeitos, mas, a ingratidão, com certeza é o pior de todos eles. Uma pessoa ingrata é uma pessoa em quem não se pode confiar.
A ingratidão é considerada pelos maiores estudiosos do mundo, a mais terrível, natural e maléfica atitude de um ser humano. O ingrato jamais reconhecerá aquilo que você fez. As pessoas ingratas só se lembram de você quando precisam de algo.
Os ingratos são aqueles que nunca terão tempo para você simplesmente porque não o priorizam. É muito fácil de identificar uma pessoa ingrata. Você saberá quem são quando, depois de ter feito diversas favores para eles, um dia você precisar de algo. É nesse momento que você será esquecido. A pessoa ingrata acha-se importante, é arrogante, egoísta, vaidosa, parece sofrer de ‘diarreia mental’.
Os ingratos são aqueles que só falam com você se acreditarem que você pode trazer algum benefício imediato para eles, quando sabem que você tem amizades importantes e influentes. Os ingratos só pensam em si, em levar vantagem seja lá como for, eles colocam suas necessidades pessoais sempre em primeiro plano e não sentem nenhum constrangimento em manipular terceiros para conseguirem o que querem.
A ingratidão costuma ser bastante dolorosa. Provavelmente você já passou pela situação de se doar, dar a própria vida se necessário, abdicar de seus interesses pessoais, de seus planos para fazer algo de bom a alguém e não receber ao menos um agradecimento? Certamente você já ajudou uma pessoa com a expectativa de receber atenção, gratidão, reconhecimento ou mesmo um favor. Mas também sentiu um incômodo por ter sido totalmente ignorado pelo outro, como se não existisse para ele, e esse, num curto espaço de tempo esquece o favor que fizestes a ele, essa é uma das características do famigerado ingrato. Seria bom que os ingratos pudessem fazer uma reflexão, mas essa palavra para elee não existe.
A melhor maneira de lidar com uma pessoa ingrata é sempre ficar calmo, tranquilo, ser gentil e, na primeira oportunidade, mostrar que você é diferente dela. Nem sempre é possível mudar uma pessoa ingrata, mas você pode sempre mostrar aos outros como consegue lidar com essa espécie de gente.
Fazer o bem aos outros é muito bom, faz bem para a alma. Não abra mão de seus projetos, de seus sonhos, lute, seja perseverante, determinado, persistente, acredite, jamais permita que a ingratidão por parte de alguém faça com que você desanime e desista de seus objetivos, seus desejos e vontades.
A ingratidão tem dois filhos: o orgulhoso e a falta de memória. Todo ingrato é orgulhoso e esquecido. Portanto, seria interessante que o ingrato pudesse reconhecer que um dia precisou de você, que você já foi útil a ele, e que lembrasse daquilo que você fez já para ele.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional