Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Ser ou não ser; eis a questão

08/03/2022 20h08 - Atualizado em 08/03/2022 21h09
Ser ou não ser; eis a questão

Mesmo tendo o aval dos ex-prefeitos de São José da Laje, Rodrigo Valença e Paulo Roberto - o Neno -, e gozando da simpatia do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, apesar de tudo isso, Sebastiao enfrenta uma grande dor de cabeça: ser ou não candidato às próximas eleições.

Sebastião sabe que em caso de insucesso nas urnas, ou, principalmente se não obtiver uma boa votação em União dos Palmares, - seu domicílio eleitoral -, a pretensão em conquistar a tão sonhada e desejada prefeitura palmarina - seu grande sonho de consumo - ficará cada vez mais distante.

Sua candidatura trata-se, na verdade, de uma jogada arriscada, de uma faca de dois gumes, até porque, as coisas poderão se complicar ainda mais, caso o ex-deputado Nelito Gomes de Barros confirme sua candidatura para as próximas eleições, onde ele tentará voltar à Casa de Tavares Bastos.

Para isso, Nelito estaria sendo incentivado pelo próprio pai, o ex-governador Manoel Gomes de Barros e, principalmente, pelo ex-deputado João Caldas e por seu filho o bem avaliado prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, os quais teriam prometido apoio ao ex-deputado.

E o cenário para 2024?

Confirmando as candidaturas de Sebastião de Jesus e de Nelito Gomes, as chances de ambos seriam praticamente zero, porque seu principal reduto eleitoral – União dos Palmares - estaria sendo pulverizado, ou seja, os votos seriam divididos.

Assim sendo, aqueles que fazem oposição ao prefeito Kil Freitas, poderão ver seus sonhos se tornar em um verdadeiro pesadelo, e o habilidoso prefeito reinar por um bom tempo na terra de Zumbi dos Palmares.

É fato que o sucesso de Kil Freitas nas urnas - além de outros fatores -, tem ocorrido porque ele enfrenta uma oposição sem visão política, dividida, sucateada, egoísta, radical, inoperante, prepotente e ultrapassada e, por esses e outros motivos - de somenos importância -, Kil mais uma vez poderá eleger seu sucessor.

O cenário político para as eleições de 2024 passa, necessariamente, pelo pleito desse ano - 2022 - e, caso persista esse quadro, com essa arrogância, egoísmo e prepotência, tudo isso aliado a imaturidade política dos oposicionistas, a história poderá se repetir e a oposição ficará a 'ver navios'.

É evidente que aquele grupo que se uniu em prol da candidatura de Sebastião de Jesus em 2020 por ocasião da disputa para a Prefeitura de União dos Palmares, já não mais existe e dificilmente existirá, até porque as sequelas serão enormes depois das próximas eleições.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos