Blog do Roberto Ventura
Ser ou não ser; eis a questão
Mesmo tendo o aval dos ex-prefeitos de São José da Laje, Rodrigo Valença e Paulo Roberto - o Neno -, e gozando da simpatia do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, apesar de tudo isso, Sebastiao enfrenta uma grande dor de cabeça: ser ou não candidato às próximas eleições.
Sebastião sabe que em caso de insucesso nas urnas, ou, principalmente se não obtiver uma boa votação em União dos Palmares, - seu domicílio eleitoral -, a pretensão em conquistar a tão sonhada e desejada prefeitura palmarina - seu grande sonho de consumo - ficará cada vez mais distante.
Sua candidatura trata-se, na verdade, de uma jogada arriscada, de uma faca de dois gumes, até porque, as coisas poderão se complicar ainda mais, caso o ex-deputado Nelito Gomes de Barros confirme sua candidatura para as próximas eleições, onde ele tentará voltar à Casa de Tavares Bastos.
Para isso, Nelito estaria sendo incentivado pelo próprio pai, o ex-governador Manoel Gomes de Barros e, principalmente, pelo ex-deputado João Caldas e por seu filho o bem avaliado prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, os quais teriam prometido apoio ao ex-deputado.
E o cenário para 2024?
Confirmando as candidaturas de Sebastião de Jesus e de Nelito Gomes, as chances de ambos seriam praticamente zero, porque seu principal reduto eleitoral – União dos Palmares - estaria sendo pulverizado, ou seja, os votos seriam divididos.
Assim sendo, aqueles que fazem oposição ao prefeito Kil Freitas, poderão ver seus sonhos se tornar em um verdadeiro pesadelo, e o habilidoso prefeito reinar por um bom tempo na terra de Zumbi dos Palmares.
É fato que o sucesso de Kil Freitas nas urnas - além de outros fatores -, tem ocorrido porque ele enfrenta uma oposição sem visão política, dividida, sucateada, egoísta, radical, inoperante, prepotente e ultrapassada e, por esses e outros motivos - de somenos importância -, Kil mais uma vez poderá eleger seu sucessor.
O cenário político para as eleições de 2024 passa, necessariamente, pelo pleito desse ano - 2022 - e, caso persista esse quadro, com essa arrogância, egoísmo e prepotência, tudo isso aliado a imaturidade política dos oposicionistas, a história poderá se repetir e a oposição ficará a 'ver navios'.
É evidente que aquele grupo que se uniu em prol da candidatura de Sebastião de Jesus em 2020 por ocasião da disputa para a Prefeitura de União dos Palmares, já não mais existe e dificilmente existirá, até porque as sequelas serão enormes depois das próximas eleições.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
