Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Uma decisão arriscada e perigosa

07/04/2022 21h09 - Atualizado em 07/04/2022 22h10
Uma decisão arriscada e perigosa

Um dos principais problemas que levou o empresário Sebastião de Jesus a ser derrotado por Areski Freitas nas eleições municipais de 2020 em União dos Palmares, foi justamente essa sua indecisão em relação a tomadas de decisão na campanha eleitoral. Pensa, reúne, discute é aconselhado, mas sempre toma decisões equivocadas, ou seja, aquelas que podem lhe gerar prejuízos políticos.

Não fugindo ao seu estilo, Sebastião reinicia sua trajetória na tentativa de conquistar a hegemonia política de União, da mesma forma em que iniciou no ano de 2020 quando lançou seu nome para disputar as eleições majoritárias, sendo derrotado pelo atual prefeito Kil Freitas.

Sebastião de Jesus participa das eleições estaduais carregado de incerteza e insegurança. Em um momento diz ser candidato a deputado estadual, em outro, diz que não será, e agora, diz que vai apoiar a reeleição da deputada Fátima Canuto, atendendo ao pedido do ex-prefeito Eduardo Pedrosa.

Íntegro, decente, empresário de sucesso, porém, indeciso e inseguro, Sebastião certamente terá problemas porque não estaria cumprindo o acordo firmado com aqueles que lhe deram apoio e guarida nas eleições municipais, a exemplo de Manoel Gomes de Barros, Bruno Lopes, Nelito Gomes, Paulinho do PT.

Assim, ele começa a passar uma imagem tanto ao eleitor como as lideranças políticas, de um político indeciso, que não cumpre acordo, que não sabe o que quer e sempre decide carregado de emoção, de paixão em detrimento da razão.

Dificilmente, Sebastião de Jesus juntará em torno de seu nome aqueles caciques políticos – liderados por Manoel Gomes de Barros -, que lhe deram régua e compasso para enfrentar Kil Freitas nas urnas. Mágoas, ressentimentos, certamente vão ficar por parte do grupo que apoiou sua candidatura em 2020.

É fato – e contra fatos não há argumentos – que essas eleições deixarão marcas e arranhões irreparáveis por parte do outrora maior grupo de oposição em União dos Palmares, sobretudo, daqueles que desejam derrotar o candidato de Kil Freitas em 2024.

Com isso, o vitorioso empresário mais uma vez da prova cabal de sua imaturidade política, que se deixa levar pela conversa dos que estão usufruindo e tirando proveito particular desse acordo firmado com a ilustre deputada Fátima Canuto e, nessa história, quem sai desgastado é o próprio Sebastião de Jesus que coloca seu nome e prestígio a reboque de terceiros.

Apesar de derrotado, Sebastião saiu maior do que entrou na campanha, por isso, jamais poderia ser coadjuvante, e sim, ator principal. Apoiar um candidato que pudesse chamar de seu e jamais ficar a reboque de quem quer que seja. Aliados, acordos, conchavos, apoio, compromisso, sempre serão bem-vindos, sem eles, é impossível conquistar vitórias, até porque, ninguém é forte sozinho, mas nunca ser coadjuvante nessa preparação e ocorrida desenfreada rumo a prefeitura palmarina.

“Sebastião disse que não é pau mandado de ninguém, escuta todo mundo: assessores, políticos, jornalistas, mas na hora de decidir quem define é ele; pena que escolhe o errado depois de ouvir tanto”, afirmou o jornalista Ivan Nunes.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos