Politicando

Politicando

Politicando

Dezenas de Prefeitos vão à ALE fazer frente de apoio à candidatura de Paulo Dantas

Deputado estadual formalizou candidatura nesta terça-feira, 19

19/04/2022 11h11
Dezenas de Prefeitos vão à ALE fazer frente de apoio à candidatura de Paulo Dantas

Na manhã desta terça-feira (19), dezenas de prefeitos de diversos municípios de Alagoas estiveram presentes na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para demonstrar apoio ao deputado estadual Paulo Dantas (MDB) no momento em que o parlamentar formalizou candidatura ao cargo de governador-tampão.

Liderados pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (MDB), os prefeitos Aldo Lira (Estrela de Alagoas), Zé Luiz (Olho D’água das Flores), Geraldo Agra (Carneiros), Ziane Costa (Delmiro Gouveia), Tenorinho Malta (Inhapi), Olavo Neto (Murici), Thiago Freitas (Piranhas), e Theobaldo Cintra (Major Izidoro) foram os primeiros a chegarem. Ao todo, eram quase trinta gestores municipais.

Durante coletiva de imprensa, Paulo Dantas destacou que, caso seja eleito, irá estreitar os laços entre Governo e Prefeituras. “As portas estarão sempre abertas para construirmos juntos um Estado melhor para todos. Agradeço a presença de cada um que está aqui demonstrando apoio ao nosso projeto”, disse.

Dantas chegou a ser questionado sobre quem seria o vice de sua chapa, mas não revelou nomes. O ex-secretário estadual da Educação, Rafael Brito, é cotado como preferido, mas ele não esteve presente no momento da formalização da candidatura de Paulo Dantas.

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos