Politicando
Número de candidatos a governador tampão sobe para seis; veja quem são
Eleição indireta está marcada para o dia 2 do próximo mês
Embora esteja sendo considerada de “cartas marcadas”, a eleição indireta para a escolha do governador tampão de Alagoas está ganhando mais concorrentes a cada dia. Mesmo sendo o “preferido” dos votantes, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) terá, até o momento, mais cinco adversários.
Os primeiros a protocolar candidatura na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) foram o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) e o bombeiro militar Luciano Fontes, em 18 de abril. No dia seguinte, Davi Maia (UB) e Paulo Dantas também. Já no dia 20, o líder comunitário Antônio Chicuta e o policial penal Flávio Catão solicitaram o registro de candidatura.
De acordo com o edital para a eleição divulgado pela Mesa Diretora da ALE, as candidaturas podem ser protocoladas 72h antes do pleito, ou seja, até o dia 28 de abril.
Veja, abaixo, um breve resumo sobre cada candidato:
ANTÔNIO CHICUTA
Antônio Pereira Chicuta Neto, 43 anos e natural de Maceió. É fisioterapeuta, líder comunitário, e foi candidato a vereador na eleição municipal de 2020.
CABO BEBETO - PL
Luiz Alberto Alves Teixeira, 43 anos e natural de Maceió. Foi Policial Militar por 16 anos e entrou para a reserva ao assumir o primeiro mandato de deputado estadual, em 2018.
DAVI MAIA - UNIÃO BRASIL
David Maia de Vasconcelos Lima, 35 anos e natural de Maceió. Está em seu primeiro mandato de deputado estadual. Formado em Gestão Pública pela Faculdade do Norte do Paraná (UNOPAR), foi secretário de Meio Ambiente e superintendente de Limpeza Urbana de Maceió na gestão do ex-prefeito Rui Palmeira. É o único que apresentou um candidato a vice-governador: o vereador por Maceió, Siderlane Mendonça (PSB).
FLÁVIO CATÃO
Flávio Henrique Catão Nogueira, 41 anos e natural de São José da Laje. É Policial Penal e possui curso superior completo. Concorreu no último pleito ao cargo de vice-prefeito da cidade onde nasceu.
LUCIANO FONTES
Luciano Valdomiro Silva Fontes, 44 anos e natural de Arapiraca. É Bombeiro Militar. Em 2018, disputou o mandato de deputado estadual pelo PSL, mas não foi eleito.
PAULO DANTAS
Paulo Suruagy do Amaral Dantas, 43 anos e natural de Maceió. Formado em administração e produtor rural, está em seu primeiro mandato de deputado estadual. Já exerceu o cargo de prefeito do município de Batalha por dois mandatos (2005 a 2012).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.