Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Os palanques estão armados; salve-se quem puder

03/05/2022 10h10 - Atualizado em 03/05/2022 11h11
Os palanques estão armados; salve-se quem puder

Faltando pouco mais de seis meses para as próximas eleições, a poluição visual começa a tomar conta das cidades e, em Messias, não poderia ser diferente.

Proprietários de veículos têm adesivado seus carros com o nome do candidato que irão apoiar. Essa é uma forma de o eleitor dizer com quem estará nessas eleições e também uma amostra – salvo acidente de percurso ou um fato novo -, de que lado estará nas eleições municipais de 2024.

Para a classe política, especialmente para os que exercem cargos eletivos será um teste para saber se sua popularidade está ou não em alta e, evidentemente, de como o eleitor está avaliando esses dois anos de mandato de prefeitos e vereadores. Portanto, políticos com ou sem mandato, irão avaliar seu prestigio, bem como, sua aceitação perante o eleitor.

É uma maneira de o eleitor dizer com quem marchará nas eleições de 2024; é certo que muita água irá rolar por debaixo da ponte, e muitos que hoje apoiam determinados candidatos, amanhã poderá está em outro palanque, isso faz parte do jogo político, essa é uma prática da grande maioria dos eleitores e lideranças mercenárias que vivem à procura somente de vantagens pessoais.

É claro que cada eleição tem sua peculiaridade, tem sua história, no entanto, esse pleito servirá de parâmetro para se ter uma noção das chances reais daqueles que pretendem disputar as eleições em 2024. 

Nos famosos ‘senadinhos’ espalhados pela cidade a bolsa de apostas para ver quem será o mais votado cresce a cada dia. Uns levados pela paixão em determinados candidatos e seus apoiadores, outros, guiados pela razão.

A grande expectativa agora é saber qual será o deputado mais votado em Messias, isso porque, aquele que se sair bem no apoio a seus candidatos certamente estará apto para as próximas eleições municipais; tanto na questão majoritária quanto na proporcional.

A essa altura do campeonato, os times já estão escalados e agora é correr contra o tempo, elaborar estratégias e partir para a disputa que se aproxima. Se as estratégias dos que estão no mandato estiverem corretas as urnas irão dizer, se estiverem erradas as urnas irão punir.

E aqui vai uma lição política, um conselho a prefeitos, vereadores, estrategistas, coordenadores de campanha, assessores políticos: se tem que haver mudanças no alto e baixo escalão do governo – quer seja municipal, estadual ou federal -, que haja agora; como se diz o adágio popular: “antes tarde do que nunca”. E, em relação aos legisladores, se pretendem mudar de estratégia que o faça agora, porque, depois que as urnas forem fechadas, aí será tarde demais!

Portanto, ousadia, inteligência, estratégia e humildade para saber ouvir não faz mal a ninguém.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos