Politicando
Mais três partidos entram na ação que suspendeu eleição indireta em Alagoas
Novas legendas não serão partes do processo e não poderão fazer pedidos ou apresentar recursos

União Brasil (UB), PSDB e MDB entraram na ação do PSB que suspendeu a eleição indireta para governador e vice-governador de Alagoas. O ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal (STF) acatou, nesta quarta-feira (04), que as legendas integrem o processo. Ele é o relator da ação que está em tramitação na suprema Corte.
Os três partidos vão atuar no processo na condição de “Amicus Curiae”. A expressão é utilizada para designar uma instituição, pessoas físicas ou jurídicas, que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto. No entanto, os novos integrantes não são considerados partes do processo e não podem fazer pedidos ou apresentar recursos quanto ao mérito da questão.
A estratégia de inserir três novos partidos como “Amigos da Corte” é para dividir com o PSB o peso da repercussão da ação, que tanto pode ser positiva ou negativa diante da opinião popular. PSB, UB e PSDB fazem parte do grupo político liderado pelo prefeito de Maceió, JHC, o senador, Rodrigo Cunha, e o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, que querem protelar o pleito. Já o MDB, é do grupo da família Calheiros – parte mais interessada na realização da eleição indireta.
A eleição indireta está suspensa por determinação do presidente do STF, ministro Luiz Fux, que deu um prazo de 48 horas para que a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e o Governo de Alagoas apresentem detalhes sobre o processo eleitoral que pretende escolher o governador e o vice-governador para um mandato tampão.
O Governo, através da Procuradoria-geral do Estado, e a ALE se manifestaram e defenderam que indefinição da data pode provocar ‘grave risco’ ao Estado. Mas o relator da ação, ministro Gilmar Mendes, ainda não se pronunciou a respeito do caso.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió
