Politicando
Eleição indireta está ameaçada por mais uma ação judicial apresentada por “novos candidatos”
Arthur Lira poderá lançar novas candidaturas ao governo-tampão para alegar tempo “insuficiente para a juntada de documentos”
Uma nova ação judicial pode suspender a eleição indireta para governador tampão e vice, que está marcada para o próximo domingo (15), no Plenário da Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Agora, a alegação é de que o prazo para as inscrições é “insuficiente para a juntada de documentos” de novos interessados nos cargos.
A informação é que, além dos que se inscreveram no primeiro edital de convocação para a eleição, o grupo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), deverá lançar ao menos mais dois nomes para concorrer ao pleito. No entanto, a estratégia é protocolar a pedido de registro de candidatura sem o envio de todos os documentos exigidos.
Como justificativa para a falta da documentação dos “novos” candidatos, estará a falta de tempo para obter certidões e outros documentos. O prazo determinado para as inscrições no atual é de 56h. O anterior era de 21 dias.
O Progressistas ingressou com um Agravo Regimental com pedido de reconsideração da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a apreciação da matéria pelo Pleno da Corte e a retomada do prazo de 21 dias para a inscrição dos candidatos ao governo-tampão.
A nova investida de Arthur Lira será encaminhar ao STF o protocolo com a falta de documentos dos novos candidatos aos cargos de governador e vice-governador. “A ideia é mostrar a Corte que outros cidadãos pretendem entrar na disputa, mas serão impedidas pelo curto prazo para a juntada de documentos. Por essa razão, o entendimento do Pleno certamente será pelo adiamento da eleição indireta e a estipulação de um prazo maior para o registro de candidatura”, explicou um advogado , que optou em ter o nome preservado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
