Politicando

Politicando

Politicando

Eleição indireta está ameaçada por mais uma ação judicial apresentada por “novos candidatos”

Arthur Lira poderá lançar novas candidaturas ao governo-tampão para alegar tempo “insuficiente para a juntada de documentos”

11/05/2022 16h04
Eleição indireta está ameaçada por mais uma ação judicial apresentada por “novos candidatos”

Uma nova ação judicial pode suspender a eleição indireta para governador tampão e vice, que está marcada para o próximo domingo (15), no Plenário da Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Agora, a alegação é de que o prazo para as inscrições é “insuficiente para a juntada de documentos” de novos interessados nos cargos.

A informação é que, além dos que se inscreveram no primeiro edital de convocação para a eleição, o grupo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), deverá lançar ao menos mais dois nomes para concorrer ao pleito. No entanto, a estratégia é protocolar a pedido de registro de candidatura sem o envio de todos os documentos exigidos.

Como justificativa para a falta da documentação dos “novos” candidatos, estará a falta de tempo para obter certidões e outros documentos. O prazo determinado para as inscrições no atual é de 56h. O anterior era de 21 dias.

O Progressistas ingressou com um Agravo Regimental com pedido de reconsideração da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a apreciação da matéria pelo Pleno da Corte e a retomada do prazo de 21 dias para a inscrição dos candidatos ao governo-tampão.

A nova investida de Arthur Lira será encaminhar ao STF o protocolo com a falta de documentos dos novos candidatos aos cargos de governador e vice-governador. “A ideia é mostrar a Corte que outros cidadãos pretendem entrar na disputa, mas serão impedidas pelo curto prazo para a juntada de documentos. Por essa razão, o entendimento do Pleno certamente será pelo adiamento da eleição indireta e a estipulação de um prazo maior para o registro de candidatura”, explicou um advogado , que optou em ter o nome preservado.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos