Politicando

Politicando

Politicando

Suplente de Renan Filho pode “ganhar” quatro anos de mandato no Senado

Ex-governador pode tentar retornar ao comando do Executivo estadual em 2026

21/06/2022 17h05
Suplente de Renan Filho pode “ganhar” quatro anos de mandato no Senado

Se confirmados os números apresentados em todas as pesquisas de opinião pública, o ex-governador Renan Filho (MDB) ocupará a vaga disponível no Senado Federal a partir de 2023. Há, ainda, a possibilidade de o primeiro suplente – a ser escolhido – assumir o mandato em duas oportunidades.

A primeira consiste na possibilidade de Renan Filho ser convidado para assumir um ministério (Economia ou Integração Nacional), caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito para a presidência da República. Com isso, o suplente assume o posto no Congresso Federal pelo período em que o titular estiver como membro do primeiro-escalão do Governo Federal.

Paralelo a isso, o ex-governador – que não nega sua preferência pelo Executivo – pode ter pretensões de retornar ao comando do Poder Executivo estadual. Caso seja candidato a governador e vença nas urnas, Renan Filho volta ao Palácio República dos Palmares e o suplente “ganha” um mandato no Senado de quatro anos.

Embora a condição de primeiro suplente de Renan Filho seja tentadora, ainda não há definição do nome que ocupará o posto. O primeiro especulado foi o da ex-primeira-dama, Renata Calheiros – mais logo foi descartado pelo “fogo amigo”. Agora, quem está na vez é o deputado federal, Pedro Vilela (PSDB) – que ocuparia a cadeira que já foi do tio no Senado, Teotônio Vilela, e se tornaria o orgulho da família.

Vale destacar que, ao menos por enquanto, tudo é apenas especulação. No entanto, "uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos