Politicando
Suplente de Renan Filho pode “ganhar” quatro anos de mandato no Senado
Ex-governador pode tentar retornar ao comando do Executivo estadual em 2026

Se confirmados os números apresentados em todas as pesquisas de opinião pública, o ex-governador Renan Filho (MDB) ocupará a vaga disponível no Senado Federal a partir de 2023. Há, ainda, a possibilidade de o primeiro suplente – a ser escolhido – assumir o mandato em duas oportunidades.
A primeira consiste na possibilidade de Renan Filho ser convidado para assumir um ministério (Economia ou Integração Nacional), caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito para a presidência da República. Com isso, o suplente assume o posto no Congresso Federal pelo período em que o titular estiver como membro do primeiro-escalão do Governo Federal.
Paralelo a isso, o ex-governador – que não nega sua preferência pelo Executivo – pode ter pretensões de retornar ao comando do Poder Executivo estadual. Caso seja candidato a governador e vença nas urnas, Renan Filho volta ao Palácio República dos Palmares e o suplente “ganha” um mandato no Senado de quatro anos.
Embora a condição de primeiro suplente de Renan Filho seja tentadora, ainda não há definição do nome que ocupará o posto. O primeiro especulado foi o da ex-primeira-dama, Renata Calheiros – mais logo foi descartado pelo “fogo amigo”. Agora, quem está na vez é o deputado federal, Pedro Vilela (PSDB) – que ocuparia a cadeira que já foi do tio no Senado, Teotônio Vilela, e se tornaria o orgulho da família.
Vale destacar que, ao menos por enquanto, tudo é apenas especulação. No entanto, "uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar
