Politicando

Politicando

Politicando

Renan Calheiros passa a coordenar campanha de Lula em AL e desagrada petistas

Ex-presidente destacou a confiança que tem no senador alagoano

23/06/2022 17h05 - Atualizado em 23/06/2022 18h06
Renan Calheiros passa a coordenar campanha de Lula em AL e desagrada petistas

A vinda do ex-presidente Lula (PT) a Alagoas definiu algumas situações para o palanque que está sendo montado para a disputa presidencial. Entre elas, a coordenação da campanha no Estado. Em seu discurso, o presidenciável deixou claro o papel que o senador Renan Calheiros (MDB) terá no processo eleitoral.

Com a coordenação da campanha em Alagoas nas mãos de um emedebista, a Executiva estadual do PT fica fragilizada. O fato de Renan Calheiros ser o “porta voz” de Lula no Estado incomodou a diversos dirigentes partidários esquerdistas, que estão tentando reagir à liderança que foi atribuída ao senador.

Fato é que, independente de agradar ou desagradar, Calheiros já iniciou as articulações, buscando o apoio de empresários e de diversos outros setores da sociedade civil organizada. No entanto, o que está incomodando – segundo informações de bastidores – é o poder de decisão que o ex-presidente do Senado Federal está tendo.

Apesar de tantas queixas de filiados, o presidente do PT, Ricardo Barbosa, tem permanecido em silêncio diante da situação. Ele tem se limitado a tratar de outras discussões, como a formação das chapas proporcionais para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) e Câmara Federal.

Vale destacar que o MDB tem uma coisa que o PT não tem: estrutura. O partido de Lula, inclusive, possui duas secretarias no Governo de Paulo Dantas (MDB): secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Maria Silva) e secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Gino César).

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos