Politicando

Politicando

Politicando

Escândalos de corrupção podem afastar Rui Palmeira da disputa pelo Governo

Ministério Público investiga denúncias sobre “Máfias” durante os dois mandatos do ex-prefeito

23/06/2022 17h05 - Atualizado em 23/06/2022 18h06
Escândalos de corrupção podem afastar Rui Palmeira da disputa pelo Governo

Ao lançar sua pé-candidatura ao Governo de Alagoas, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), abre espaço para que escândalos e denúncias que aconteceram durante seus dois mandatos no comando do Executivo municipal sejam ressuscitados. Quando a campanha de fato iniciar, tudo deverá ser exposto e pode influenciar nas pesquisas de opinião pública.

A primeira acusação contra Palmeira nessa pré-campanha é sobre os números apresentados sobre a Educação na Capital. O ex-prefeito está sendo acusado por seus adversários de está “mentindo” sobre os dados divulgados em suas redes sociais.

Rui Palmeira disse que construiu 17 creches na Capital durante seus oito anos de mandato, mas apenas 12 foram entregues à população. O ex-prefeito também está sendo responsabilizado pela evasão escolar durante sua gestão. Em 2013, por exemplo, a Capital contava com 57.699 alunos matriculados, no entanto, ele só conseguiu matricular 48.913 estudantes. Ou seja, o ex-prefeito perdeu 8.786 alunos que ficaram sem aulas.

Escândalos como a “Máfia do Lixo” ganharam destaque na imprensa nacional, onde Rui Palmeira foi citado na IstoÉ por está sendo “assombrado” pelos processos que estão em tramitação no Ministério Público Estadual (MP). As denúncias são referentes a contratos milionários que foram firmados em sua gestão com empresas para a coleta de lixo e de iluminação pública.

Já o vereador delegado Fábio Costa (União Brasil) usou a tribuna da Câmara Municipal de Maceió para denunciar a “Máfia da Metralha”, um suposto esquema de corrupção praticado na Prefeitura da Capital desde 2014 – gestão de Rui Palmeira. Segundo o parlamentar, houve a prática incontestável de crimes ambientais praticados por uma empresa de resíduos sólidos que tem contaminado o sistema de fornecimento de água do município, além de causar prejuízo milionário aos cofres públicos.

Nos bastidores, adversários políticos dizem que isso “é apenas a ponta do iceberg” e prometem apresentar novas denúncias que, se julgadas procedentes, podem levar o ex-prefeito Rui Palmeira à prisão.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos