Politicando
Cartilha política da CNBB critica candidato que trata adversário como inimigo
Documento de orientação da igreja ainda não foi lançado pela Arquidiocese de Maceió
A cartilha de orientação política da Confederação Nacional dos Bispos deste ano traz um ensinamento pertinente para o momento eleitoral ao Governo de Alagoas. O documento da CNBB da CNBB critica o candidato que trata adversário como inimigo. Em Maceió, a Arquidiocese da capital alagoana ainda não fez o lançamento oficial do livreto político.
A cartilha da CNBB, que está embasada no pensamento do Papa Francisco quanto à política, expresso na sua mais recente encíclica social: “Fratelli Tutti, – Sobre a fraternidade e a amizade social”, tem 26 páginas. No livreto, o Papa dedica um capítulo inteiro à política, ao qual intitula “A política melhor”. A cartilha
Esta cartilha cairia como uma luva nestas eleições para o Governo de Alagoas que tem um cenário atípico. Isso em razão dos quatro principais candidatos ao Palácio República dos Palmares: o governador Paulo Dantas (MDB), os senadores licenciados Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) e o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD). Também é público que entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB-AL) e o Movimento de Combate à Corrupção estão de atentas ao pleito. Ainda é evidente, a falta da apresentação da cartilha de orientação política pela Arquidiocese de Maceió.
Embora ainda há tempo para realização de uma solenidade de lançamento da cartilha, uma vez que estamos a um mês do pleito, percebe-se a sensação do distanciamento da igreja com a política, assunto de grande relevância para a sociedade. Além do mais, o livreto faz parte de uma tradição. E tradição é uma palavra que tem muito a ver com a igreja.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
