Blog do Roberto Ventura
Conselheira tutelar de Messias cria aplicativo de denúncia contra violações de direito da sociedade.
Um trabalho digno de elogios estará sendo realizado dentro de poucos dias, pela conselheira tutelar de Messias Dinar Galvão. Uma inovação em nível de Conselho Tutelar está sendo criado para facilitar o trabalho dos conselheiros, bem como da própria população messiense.
Devido às dificuldades na averiguação das violações de direitos da criança e dos adolescentes e pelo fato de as pessoas não saber como proceder em algumas situações as denúncias chegam de forma incompletas.
De acordo com Dinar, na maioria das vezes as pessoas não querem denunciar temendo represálias, não confiam no anonimato que os órgãos podem oferecer e tem receio de se expor e os dados da denúncia são prejudicados.
Devido às informações desencontradas, os conselheiros tutelares têm dificuldades para encontrar o endereço do da vítima para realizar os atendimentos adequados.
Conversei com a conselheira tutelar, Dinar Galvão, sobre como irá funcionar esse aplicativo: “Nas várias reuniões realizadas, enfatizamos a importância da denúncia e a riqueza dos seus detalhes para humanização do atendimento relacionado à criança e ao adolescente”. Passei a estudar alguns aspectos como região, forma das pessoas se relacionarem, perigos que o agressor possa trazer ao denunciante e outros; foi aí que criei um aplicativo de denúncia municipal que vai servir como um formulário padrão, levamos para ser votado no colegiado do Conselho Tutelar e eles aprovaram”, disse ela.
Sobre a ferramenta, a conselheira explicou todos os detalhes: “A ferramenta será lançada oficialmente agora em dezembro, e encontra-se em processo de negociação com a Secretária de Assistência Social, que deu bastante incentivo para o desenvolvimento do aplicativo, para que esta seja inclusa na loja de aplicativos Google Play, buscando maior número de usuários. O aplicativo, contará também, com um formulário de fiscalização municipal que é o Pardal e servirá para denúncias da sociedade e fiscalização para qualquer setor no município, infraestrutura, saúde, educação e outros, buscando agilizar o recebimento dessas fiscalizações e denúncias. Será mais uma ferramenta para otimização e facilidade do nosso trabalho, sem que haja necessidade da identificação dos dados do denunciante e ainda não necessitaremos expor nossos dados também. O aplicativo será usado como canal de denúncia padrão para violações de direito das crianças e adolescentes e público assistido pelo CREAS que em breve será lançado em Messias”.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional