Politicando

Politicando

Politicando

Disputa para presidente do Senado pode atrapalhar possível candidatura de Isnaldo Bulhões para Câmara

Renan Filho está cotado para concorrer à sucessão de Pacheco. Caso a vaga fique com o MDB, dificilmente o Planalto apoie Isnaldo na Câmara

14/08/2023 11h11 - Atualizado em 14/08/2023 11h11
Disputa para presidente do Senado pode atrapalhar possível candidatura de Isnaldo Bulhões para Câmara

O deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB) e o senador Renan Filho (MDB) estão cotados para concorrer à presidência da Câmara dos Deputados e à presidência do Senado Federal, respectivamente. Um detalhe: o MDB quer o apoio de Lula para as eleições, o que deve fazer uma das duas candidaturas perder força.

Na busca por ampliar sua base de aliados no Congresso Nacional, Lula deve apoiar candidaturas à sucessão de Lira e Pacheco de partidos que compõem sua base atual. Querendo ampliar o leque de apoio, o Planalto deve apoiar candidaturas do MDB, PSD e União Brasil. Portanto, caso o MDB fique com uma vaga, estrategicamente, o Planalto deve apoiar outro partido para outra vaga.

Na Câmara dos Deputados, Isnaldo deve disputar o apoio de Lula a candidatura com nomes como Antônio Brito, líder do PSD. Arthur Lira deve apoiar Elmar Nascimento ou Marcos Pereira.

No Senado Federal, o nome de Renan Filho aparece, de acordo com a CNN, como um dos nomes para concorrer à presidência do Senado. Além de Renan Filho, Davi Alcolumbre (UB) e Eduardo Braga (MDB).

Isnaldo Bulhões tem, a seu favor, uma boa interlocução no Congresso e foi reeleito líder do MDB no início do ano. Seu partido tem três ministérios no governo, com influência sobre cargos cobiçados por parlamentares. O que pode atrapalhar a candidatura de Bulhões é o foco do MDB em disputar a eleição do Senado.

As eleições para a Câmara e o Senado devem ser definidas na metade do próximo ano mas as articulações já começaram.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos