Politicando
Promotora ganha força e é favorita para assumir vaga no TJ após aposentadoria de Washington Luís
MP se movimenta em torno de costura que contemple todos os grupos dentro da instituição
 
                            Após a aposentadoria compulsória do agora ex-desembargador Washington Luís, publicada no Diário Oficial da Justiça no último dia 20/09, foi dada a ‘largada’ para o processo de escolha do novo membro do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Tanto a vaga de Washington Luís quanto a que será aberta em janeiro de 2024, com a aposentadoria compulsória do desembargador Malta Marques (por idade), pertencem à cota do Ministério Público do estado.
E por lá, os bastidores já apontam para a costura de um acordo que consiga contemplar todas as partes, de modo que não haja uma disputa que possa inflamar os ânimos, numa instituição que precisa ser conhecida pela serenidade.
Dessa forma, o procurador Lean Araújo - antes um dos favoritos para ocupar uma das duas cadeiras do TJ - já tornou público que não tem interesse em assumir a função. Araújo deve então ser ungido à condição de nome único para ser, pela quarta vez, procurador-geral de justiça do estado.
Para a vaga de Washington Luís, o nome mais forte dentro do MP é o da promotora Sandra Malta. Para chegar ao cargo, Sandra pode inclusive quebrar uma regra antiga da carreira que é o de não ser procuradora, função que vem após a sua.
Porque o nome da promotora é o mais forte neste momento? Porque ela tem um ‘padrinho’ forte e que costuma ser ouvido nas hostes do poder: o ministro do STJ Humberto Martins é o seu avalista.
E quanto a Márcio Roberto, atual procurador geral do estado? a ele, está reservada a vaga que abre com a aposentadoria de Malta Marques, em janeiro - coincidentemente, quando ele também encerra seu mandato como procurador-geral. Também é um nome de consenso dentro do MP.
Mesmo que aconteçam pequenas alterações, este é o desenho geral que está sendo trabalhado nos bastidores. Falta agora convencer os demais interessados - o próprio TJ, o governador (que é quem indica) e a Assembleia Legislativa.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
 
            PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
 
            Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
 
            Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
 
            32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
 
            Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
 
            
