Politicando

Politicando

Politicando

Promotora ganha força e é favorita para assumir vaga no TJ após aposentadoria de Washington Luís

MP se movimenta em torno de costura que contemple todos os grupos dentro da instituição

04/10/2023 17h05
Promotora ganha força e é favorita para assumir vaga no TJ após aposentadoria de Washington Luís

Após a aposentadoria compulsória do agora ex-desembargador Washington Luís, publicada no Diário Oficial da Justiça no último dia 20/09, foi dada a ‘largada’ para o processo de escolha do novo membro do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Tanto a vaga de Washington Luís quanto a que será aberta em janeiro de 2024, com a aposentadoria compulsória do desembargador Malta Marques (por idade), pertencem à cota do Ministério Público do estado.

E por lá, os bastidores já apontam para a costura de um acordo que consiga contemplar todas as partes, de modo que não haja uma disputa que possa inflamar os ânimos, numa instituição que precisa ser conhecida pela serenidade.

Dessa forma, o procurador Lean Araújo - antes um dos favoritos para ocupar uma das duas cadeiras do TJ - já tornou público que não tem interesse em assumir a função. Araújo deve então ser ungido à condição de nome único para ser, pela quarta vez, procurador-geral de justiça do estado.

Para a vaga de Washington Luís, o nome mais forte dentro do MP é o da promotora Sandra Malta. Para chegar ao cargo, Sandra pode inclusive quebrar uma regra antiga da carreira que é o de não ser procuradora, função que vem após a sua.

Porque o nome da promotora é o mais forte neste momento? Porque ela tem um ‘padrinho’ forte e que costuma ser ouvido nas hostes do poder: o ministro do STJ Humberto Martins é o seu avalista.

E quanto a Márcio Roberto, atual procurador geral do estado? a ele, está reservada a vaga que abre com a aposentadoria de Malta Marques, em janeiro - coincidentemente, quando ele também encerra seu mandato como procurador-geral. Também é um nome de consenso dentro do MP.

Mesmo que aconteçam pequenas alterações, este é o desenho geral que está sendo trabalhado nos bastidores. Falta agora convencer os demais interessados - o próprio TJ, o governador (que é quem indica) e a Assembleia Legislativa.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos