Politicando

Politicando

Politicando

Após painel com Arthur Lira no ‘lixo’, Rita Serrano é demitida da Caixa; PP deverá indicar substituto

Ex-presidente do banco foi comunicada da decisão em reunião com presidente Lula

25/10/2023 15h03
Após painel com Arthur Lira no ‘lixo’, Rita Serrano é demitida da Caixa; PP deverá indicar substituto

Após reunião com o presidente Lula (PT) ocorrida na noite desta terça-feira (24) em Brasília, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, foi demitida. Ela é servidora de carreira do banco e estava no cargo desde o início da gestão do presidente.

A demissão de Rita é uma vitória para o grupo que circunda em torno do presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP). O próximo presidente do banco deverá ser indicado por ele, em acordo já acertado com Lula desde o mês de junho.

Uma exposição aberta no Centro Cultural Caixa, em Brasília, foi considerada a gota d’água para a demissão de Rita. Em um dos painéis expostos no ambiente, Arthur aparece numa lata de lixo junto a dois expoentes do governo de Jair Bolsonaro: o ex-ministro da economia Paulo Guedes e a atual senadora Damares Alves (Rep).

Nos bastidores, comenta-se que Lira ficou profundamente irritado com o painel. Na segunda-feira (23), em sua tradicional reunião com o colégio de líderes da câmara, a maioria deles saiu em defesa do alagoano, afirmando que a Caixa não teve “sensibilidade política” ao deixar expor a obra.

Com a solidariedade da maioria dos líderes da casa, Arthur ligou então para o presidente Lula, citando mais uma vez o cumprimento do acordo fechado em junho. Lira colocou ainda a dificuldade para aprovação de projetos de interesse do governo enquanto a situação do banco não fosse resolvida.

‘Emparedado’ por Lira e aconselhado pelo ministro da articulação política Alexandre Padilha, Lula então requisitou a presença de Rita Serrano ao palácio, comunicando que precisaria do seu cargo.

O substituto de Rita no comando do banco deve ser Antonio Carlos Vieira Fernandes, servidor de carreira ligado ao PP. Vieira chegou a ser ministro das Cidades nos últimos dias de governo Dilma em 2016, antes de ser derrubada pelo impeachment.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos