Politicando
CPI da Braskem deve ser instalada nesta semana no Senado Federal
Renan Calheiros está cobrando celeridade do presidente do Senado para que indique os integrantes da Comissão
Os líderes dos partidos no Senado Federal ainda não indicaram integrantes para a Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar o afundamento do solo em Maceió, em decorrência da exploração sem precedentes pela Braskem.
O senador Renan Calheiros (MDB), que será o provável presidente da comissão, havia cobrado celeridade por parte dos líderes das bancadas no processo de indicação dos nomes que irão integrar a CPI.
Na semana passada, ainda sem nomes indicados, Renan Calheiros voltou a cobrar celeridade, só que desta vez ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD).
“A CPI da Braskem é um caminho sem volta. A jurisprudência do STF é inequívoca. Quando os partidos deixam de indicar representantes para a comissão, o presidente do Senado é obrigado a fazer as designações. É o que está no Mandado de Segurança julgado em junho de 2025”, escreveu Renan em suas redes sociais.
As indicações dos nomes devem ocorrer durante esta semana e prontamente será instalada a CPI.
A CPI já é cercada de suspeita da possibilidade de parlamentares governistas se empenharam para livrar a responsabilidade da Petrobras no desastre ambiental.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.