Politicando
Reunião entre Dantas e STF sobre dinheiro bloqueado da BRK acaba sem consenso
O valor da outorga da BRK está bloqueado desde 2021 a pedido do prefeito JHC
Uma reunião em Brasília, nesta terça-feira (19), para tratar do repasse dos recursos bloqueados da BRK, acabou sem consenso entre as partes. A reunião foi comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
O governador Paulo Dantas havia sugerido que cada município da Região Metropolitana e a capital Maceió, fique com valores na ordem de R$ 600 milhões. A proposta não foi aceita.
De acordo com informações de bastidores, o ministro Barroso propôs o montante de R$ 800 milhões para os municípios e o restante do valor bloqueado ficaria com a pasta da Fazenda estadual.
Paulo lembrou que o Estado foi quem organizou todo o leilão dos serviços da Casal, que inclusive investiu no setor por décadas, sendo proprietária de toda a infraestrutura que serviu aos municípios e aos moradores.
“À medida que o Estado fez todos os investimentos anteriores em água e saneamento básico, e a medida que estado precisaria fazer também novos investimentos a partir da concessão que estava por vir, para ter viabilidade técnica e econômica no modelo de negócio, esse acordo é inviável”, acrescentou o governador.
Como a reunião acabou sem um consenso entre as partes, a decisão da repartição dos valores bloqueados ficará sob responsabilidade do ministro do STF Cristiano Zanin.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.