Politicando
Rodrigo Cunha resgata jornal de 1993 afirmando que Renan Calheiros foi presidente da Salgema
Senador postou publicação em suas redes sociais
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) resgatou, na tarde desta quinta-feira (21), uma publicação em um jornal de 1993, noticiando a nomeação do atual senador Renan Calheiros (MDB) à função de presidente do conselho de administração da Salgema. A publicação é do dia 11 de setembro daquele ano.
No post, Cunha afirma que a operação da Polícia Federal desencadeada nesta quinta, denominada ‘Lágrimas de Sal’, também precisa investigar o senador emedebista, por suas relações com a empresa há cerca de trinta anos.
“A operação deflagrada hoje pela PF mira aqueles que comandaram a exploração de sal-gema debaixo das casas de milhares de maceioenses entre 1976 e 2019. O ex-presidente do Conselho da Salgema (atual Braskem), Renan Calheiros, quer ser investigador na CPI da Braskem, mas na verdade ele também precisa ser investigado”, disse Rodrigo.
O jornal afirma que, no dia anterior à publicação, o então ex-deputado federal Renan Calheiros havia assumido a presidência do conselho de administração da então estatal Salgema. Calheiros foi eleito ao cargo porque era o vice-presidente da Petroquisa, uma das suas empresas controladas.
Renan foi indicado à vice-presidência da Petroquisa pelo então presidente Itamar Franco, que assumiu o governo menos de um ano antes, com o impeachment de Fernando Collor. Ficou no cargo até 1994, quando foi candidato ao senado.
O senador afirmou, em declaração à revista Veja no início deste mês, que não tinha função executiva na então empresa estatal. “Como executivo da Petroquisa, eu representava a Petroquisa nas ações em todas as empresas petroquímicas. Eu não fui diretor, eu fui do conselho de administração de todas as empresas de que a Petroquisa participava”, disse.

Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
