Politicando
Congresso aprova orçamento de 2024, com destaque para fundão eleitoral e recorde em emendas parlamentares
Texto final foi aprovado na tarde desta sexta-feira (22)
Em uma sessão marcada por intensos debates e reviravoltas, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento para o ano de 2024, destacando-se o montante recorde destinado a emendas parlamentares. O valor expressivo de R$ 53 bilhões foi destinado a projetos indicados por parlamentares, marcando uma significativa ampliação desses recursos em comparação com anos anteriores.
O Centrão teve papel fundamental na aprovação do orçamento, incluindo não apenas o volume significativo de emendas parlamentares, mas também estabelecendo um calendário para o pagamento das emendas impositivas. Essa medida visa garantir a execução efetiva dos projetos indicados pelos parlamentares.
Outro ponto de destaque no orçamento foi o aumento substancial do Fundo Eleitoral, que passou de 940 milhões para 4,96 bilhões de reais, representando um aumento de 420%. Essa decisão gerou controvérsias e debates intensos, levando a questionamentos sobre a prioridade dada aos recursos destinados às campanhas eleitorais em um contexto de desafios econômicos e sociais.
Nas últimas horas de deliberações, o governo conseguiu reduzir o corte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fixando o valor final em R$ 55 bilhões. Apesar do alívio proporcionado por essa redução, o montante ainda ficou 7,3 bilhões abaixo do relatório inicial, refletindo as intensas negociações entre os poderes Executivo e Legislativo.
Quanto ao salário mínimo, a proposta inicial aponta para um valor de 1.420 reais. No entanto, há a possibilidade de uma redução para 1.412 reais devido à discrepância entre a meta da inflação, que foi menor do que a prevista.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
