Politicando
Congresso aprova orçamento de 2024, com destaque para fundão eleitoral e recorde em emendas parlamentares
Texto final foi aprovado na tarde desta sexta-feira (22)

Em uma sessão marcada por intensos debates e reviravoltas, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento para o ano de 2024, destacando-se o montante recorde destinado a emendas parlamentares. O valor expressivo de R$ 53 bilhões foi destinado a projetos indicados por parlamentares, marcando uma significativa ampliação desses recursos em comparação com anos anteriores.
O Centrão teve papel fundamental na aprovação do orçamento, incluindo não apenas o volume significativo de emendas parlamentares, mas também estabelecendo um calendário para o pagamento das emendas impositivas. Essa medida visa garantir a execução efetiva dos projetos indicados pelos parlamentares.
Outro ponto de destaque no orçamento foi o aumento substancial do Fundo Eleitoral, que passou de 940 milhões para 4,96 bilhões de reais, representando um aumento de 420%. Essa decisão gerou controvérsias e debates intensos, levando a questionamentos sobre a prioridade dada aos recursos destinados às campanhas eleitorais em um contexto de desafios econômicos e sociais.
Nas últimas horas de deliberações, o governo conseguiu reduzir o corte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fixando o valor final em R$ 55 bilhões. Apesar do alívio proporcionado por essa redução, o montante ainda ficou 7,3 bilhões abaixo do relatório inicial, refletindo as intensas negociações entre os poderes Executivo e Legislativo.
Quanto ao salário mínimo, a proposta inicial aponta para um valor de 1.420 reais. No entanto, há a possibilidade de uma redução para 1.412 reais devido à discrepância entre a meta da inflação, que foi menor do que a prevista.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Girau do Ponciano e apreende materiais ilícitos

Pastor André Valadão e esposa lamentam a morte do sobrinho de 21 anos: 'Perdemos um filho'

Programa Saúde Até Você leva atendimento para Major Izidoro e Olho D’Água das Flores

Daniel Barbosa reage à taxação de Trump: “Brasil não aceitará chantagens e pressões desleais”
