Politicando

Politicando

Politicando

Congresso aprova orçamento de 2024, com destaque para fundão eleitoral e recorde em emendas parlamentares

Texto final foi aprovado na tarde desta sexta-feira (22)

22/12/2023 17h05
Congresso aprova orçamento de 2024, com destaque para fundão eleitoral e recorde em emendas parlamentares

Em uma sessão marcada por intensos debates e reviravoltas, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento para o ano de 2024, destacando-se o montante recorde destinado a emendas parlamentares. O valor expressivo de R$ 53 bilhões foi destinado a projetos indicados por parlamentares, marcando uma significativa ampliação desses recursos em comparação com anos anteriores.

O Centrão teve papel fundamental na aprovação do orçamento, incluindo não apenas o volume significativo de emendas parlamentares, mas também estabelecendo um calendário para o pagamento das emendas impositivas. Essa medida visa garantir a execução efetiva dos projetos indicados pelos parlamentares.

Outro ponto de destaque no orçamento foi o aumento substancial do Fundo Eleitoral, que passou de 940 milhões para 4,96 bilhões de reais, representando um aumento de 420%. Essa decisão gerou controvérsias e debates intensos, levando a questionamentos sobre a prioridade dada aos recursos destinados às campanhas eleitorais em um contexto de desafios econômicos e sociais.

Nas últimas horas de deliberações, o governo conseguiu reduzir o corte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fixando o valor final em R$ 55 bilhões. Apesar do alívio proporcionado por essa redução, o montante ainda ficou 7,3 bilhões abaixo do relatório inicial, refletindo as intensas negociações entre os poderes Executivo e Legislativo.

Quanto ao salário mínimo, a proposta inicial aponta para um valor de 1.420 reais. No entanto, há a possibilidade de uma redução para 1.412 reais devido à discrepância entre a meta da inflação, que foi menor do que a prevista.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos