Politicando
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco terão um ano cheio de embates
Ambos discordam em temas como mandato para o STF, Reforma Administrativa e fim da reeleição
O ano de 2024 será de grandes embates entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Os dois grandes nomes da política nacional atual, divergem em diversos temas e estabeleceram metas diferentes para este ano.
As disputas não resolvidas em 2023 irão se somar a pautas como a Reforma Administrativa, o fim da reeleição para o Executivo e a fixação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal.
No final de novembro, o Senado aprovou a PEC que limita as decisões monocráticas dos ministros de cortes superiores. O texto foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, mas Lira empurrou o projeto para este ano e ainda não o incluiu em sua lista de prioridades.
Outro tema que deve opor Lira e Pacheco é o fim da reeleição para o Executivo. O presidente do Senado mostrou simpatia ao projeto que prevê o fim da reeleição aos prefeitos, governadores e presidente da República. Lira tem evitado tocar no assunto por defender um modelo semipresidencialista no país.
Quando o tema é Reforma Administrativa, Lira se anima e já revelou que a pauta está entre suas metas para este ano. Pacheco considera que o mais importante é promover uma ampla discussão sobre a qualidade dos gastos públicos.
Sem entendimento de ambas as partes, a tendência é que essas pautas não cheguem a um desfecho até o final de 2024, podendo passar em uma das Casas, mas sendo travada na outra.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.