Politicando
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco terão um ano cheio de embates
Ambos discordam em temas como mandato para o STF, Reforma Administrativa e fim da reeleição
O ano de 2024 será de grandes embates entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Os dois grandes nomes da política nacional atual, divergem em diversos temas e estabeleceram metas diferentes para este ano.
As disputas não resolvidas em 2023 irão se somar a pautas como a Reforma Administrativa, o fim da reeleição para o Executivo e a fixação de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal.
No final de novembro, o Senado aprovou a PEC que limita as decisões monocráticas dos ministros de cortes superiores. O texto foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, mas Lira empurrou o projeto para este ano e ainda não o incluiu em sua lista de prioridades.
Outro tema que deve opor Lira e Pacheco é o fim da reeleição para o Executivo. O presidente do Senado mostrou simpatia ao projeto que prevê o fim da reeleição aos prefeitos, governadores e presidente da República. Lira tem evitado tocar no assunto por defender um modelo semipresidencialista no país.
Quando o tema é Reforma Administrativa, Lira se anima e já revelou que a pauta está entre suas metas para este ano. Pacheco considera que o mais importante é promover uma ampla discussão sobre a qualidade dos gastos públicos.
Sem entendimento de ambas as partes, a tendência é que essas pautas não cheguem a um desfecho até o final de 2024, podendo passar em uma das Casas, mas sendo travada na outra.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
