Politicando
Além das férias, Zé Dirceu veio a AL intermediar a ‘paz’ entre Lula e Renan
Relação entre senador e presidente está estremecida desde aprofundamento da crise da Braskem
Divulgada pela imprensa local na semana passada, a visita do ex-ministro José Dirceu a Alagoas serviu, na maior parte do tempo, ao descanso do velho petista que já foi um influente conselheiro de Lula.
Entretanto, mesmo ‘aposentado’ da política, Dirceu ainda é ouvido pelo presidente, e nesta condição veio ao estado executar uma missão a mais, além de deleitar-se nas nossas praias.
O ex-ministro esteve em Alagoas também para diminuir a distância na relação que já foi melhor entre Lula e o senador Renan Calheiros. Desde o mergulho de Renan no caso Braskem, a relação entre os velhos aliados esfriou.
O auge da insatisfação do presidente com o senador alagoano se deu na reunião ampliada, reunindo as maiores autoridades alagoanas, para tratar do agravamento da crise da Braskem. Quem viu, afirmou que Renan desceu do salto e bateu boca em vários momentos do encontro, o que desagradou Lula.
Dirceu teve uma longa conversa com Renan. Segundo uma fonte, ouviu mais do que falou. E trouxe do presidente a palavra de que ele ainda é importante na governabilidade do país.
Calheiros terá uma nova chance de restabelecer laços com Lula a partir de fevereiro, quando o congresso volta do recesso e a CPI da Braskem será instalada. A temperatura da aliança será medida a partir dos efeitos da atuação do senador alagoano na comissão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.