Politicando

Politicando

Politicando

Julgamento que pode tirar o mandato de Paulão só acontecerá após decisão do TSE

Defesa do deputado federal entrou com uma Medida de Segurança que será votada pelo pleno do TSE

07/02/2024 11h11 - Atualizado em 07/02/2024 11h11
Julgamento que pode tirar o mandato de Paulão só acontecerá após decisão do TSE

O deputado federal Paulão (PT), conseguiu por meio de sua defesa uma primeira vitória no Caso Republicanos: a investigação da candidatura de João Catunda em 2022 irá recomeçar do zero e agora contará com o direito de defesa do petista que pode ser afetado com uma decisão favorável ao Republicanos.

A ação, que tem como autor o Republicanos, corria em segredo de justiça e não mencionava sequer o deputado Paulão que seria afetado com o julgamento.

Após a retirada do segredo de justiça por meio da defesa do petista, que o considerava ilegal, o julgamento foi anulado por uma Medida de Segurança concedida pelo minstro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

Com a Medida de Segurança o julgamento foi anulado e a investigação começará do zero, desconsiderando tudo que foi colhido durante o período de sigilo.

A medida concedida por Alexandre de Moraes será votada pelo pleno do tribunal. A votação ainda não tem data e acaba dando um fôlego para o petista que agora terá direito a plena defesa desde o início da ação.

Para entender


A ação movida pelo Republicanos pede a anulação dos votos do então candidato a deputado federal nas eleições de 2022, João Catunda. De acordo com o autor da ação, o candidato teria cometido irregularidades ao divulgar panfletos contra o prefeito de Maceió JHC.

Com a anulação dos mais de 20 mil votos obtidos por Catunda, como pede o Republicanos, uma recontagem dos votos seria feita. Com isso, o deputado federal Paulão deixaria o cargo e Nivaldo Albuquerque assumiria.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos