Politicando

Politicando

Politicando

Renan Filho defende reeleição de Lula em 2026 com um vice do MDB - que poderia ser ele mesmo

Ministro dos Transportes concedeu entrevista a um portal de imprensa nacional

06/03/2024 12h12 - Atualizado em 06/03/2024 17h05
Renan Filho defende reeleição de Lula em 2026 com um vice do MDB - que poderia ser ele mesmo

Sempre afeito a entrevistas em veículos de imprensa nacionais, o ministro dos transportes do governo Lula, Renan Filho, defendeu que em 2026 o atual presidente seja candidato à reeleição - porém, defende que o petista tenha um novo vice, ao invés do atual, Geraldo Alckmin.

À coluna do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, Renan afirmou que o MDB pretende pleitear a vaga de vice de Lula, em uma eventual decisão do presidente em ir para a reeleição.

“Acho que o Geraldo Alckmin é sempre um excelente nome. Mas acredito que essa discussão de vice acontecerá após a discussão das Mesas do Congresso. O MDB é um partido muito relevante, temos governos estaduais, o maior número de prefeituras do Brasil. Inegavelmente, o MDB estará entre os partidos que podem apresentar nomes, porque tem quadros experimentados, é tradicional, já esteve com o presidente Lula”, afirmou.

Indiretamente, quando fala em MDB, Renan inclui a si próprio no rol dos ‘vice-presidenciáveis’ de Lula. Além dele, a ministra do planejamento Simone Tebet, e o atual governador do Pará, Helder Barbalho, também disputam internamente a função.

Um inteligente analista político, consultado pelo Blog Politicando, criticou o ministro pelo açodamento da discussão - que segundo ele, só deveria começar quando as eleições de 2026 estivessem mais próximas.

Outro analista, com trânsito em Brasília, afirmou que em caso de êxito na estratégia do MDB em indicar o vice, ainda assim Renan teria dificuldades em escalar-se para a função, já que Simone Tebet (por ser mulher) e Helder Barbalho (por liderar a conferência do clima da ONU em 2025) seriam nomes mais fortes.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos