Politicando
Desentendimentos internos podem causar debandada em bloco do PSDB e deixar tucanos sem chapa
Grupo do vereador Samyr Malta entrou junto e pode sair junto da legenda
Uma reviravolta ocorrida durante os últimos dias pode fazer o grupo do vereador Samyr Malta, atualmente no PSDB, deixar a legenda em bloco - o que deixaria a sigla tucana sem condições de ter uma chapa proporcional nas eleições deste ano.
De acordo com os bastidores, desentendimentos internos estão inviabilizando a continuidade do grupo entre os tucanos, e já existe inclusive um plano B, em caso de debandada: o Podemos, do senador Rodrigo Cunha, seria o destino da chapa como um todo.
Para entender: Samyr Malta montou um grupo com vistas à sua reeleição, onde ele é o ‘ponta de lança’, ou seja, o candidato potencialmente mais votado. Em seguida, estão vários pré-candidatos, todos na mesma faixa de votação, de modo que se a chapa conseguir eleger dois vereadores, qualquer um deles pode ser o segundo colocado.
Desta forma, o grupo de Samyr está fechado desde 2023, e negociou a filiação ao PSDB em bloco. Porém, a indefinição sobre a inclusão de novos nomes tucanos e também do Cidadania, que compõe e federação com o PSDB, começou a causar rusgas entre dirigentes partidários e o grupo do vereador.
Com a persistência dos problemas, o mais provável é que Samyr e sua chapa deixem o partido, e tomem rumo ao Podemos. A legenda, que pretendia montar uma chapa forte, perdeu recentemente Marcelo Palmeira para o PL, e está aberta ao grupo, segundo informações.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
