Politicando

Politicando

Politicando

Desentendimentos internos podem causar debandada em bloco do PSDB e deixar tucanos sem chapa

Grupo do vereador Samyr Malta entrou junto e pode sair junto da legenda

26/03/2024 06h06
Desentendimentos internos podem causar debandada em bloco do PSDB e deixar tucanos sem chapa

Uma reviravolta ocorrida durante os últimos dias pode fazer o grupo do vereador Samyr Malta, atualmente no PSDB, deixar a legenda em bloco - o que deixaria a sigla tucana sem condições de ter uma chapa proporcional nas eleições deste ano.

De acordo com os bastidores, desentendimentos internos estão inviabilizando a continuidade do grupo entre os tucanos, e já existe inclusive um plano B, em caso de debandada: o Podemos, do senador Rodrigo Cunha, seria o destino da chapa como um todo.

Para entender: Samyr Malta montou um grupo com vistas à sua reeleição, onde ele é o ‘ponta de lança’, ou seja, o candidato potencialmente mais votado. Em seguida, estão vários pré-candidatos, todos na mesma faixa de votação, de modo que se a chapa conseguir eleger dois vereadores, qualquer um deles pode ser o segundo colocado.

Desta forma, o grupo de Samyr está fechado desde 2023, e negociou a filiação ao PSDB em bloco. Porém, a indefinição sobre a inclusão de novos nomes tucanos e também do Cidadania, que compõe e federação com o PSDB, começou a causar rusgas entre dirigentes partidários e o grupo do vereador.

Com a persistência dos problemas, o mais provável é que Samyr e sua chapa deixem o partido, e tomem rumo ao Podemos. A legenda, que pretendia montar uma chapa forte, perdeu recentemente Marcelo Palmeira para o PL, e está aberta ao grupo, segundo informações.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos