Politicando
Rafael Brito se reúne nos EUA com expoente da esquerda, mas terá que explicar bolsonarista no MDB
Deputado foi um dos seis parlamentares brasileiros que conversaram com Bernie Sanders em Washington
O deputado federal Rafael Brito (MDB) foi um dos seis parlamentares brasileiros que viajaram até Washington, capital dos Estados Unidos, para uma série de compromissos com agentes políticos norte-americanos. Brito também foi o único representante do MDB na comitiva.
A intenção do grupo é articular-se, junto a parlamentares daquele país, num esforço contra a ascensão da extrema-direita nos dois países. Tanto Brasil quanto EUA tiveram episódios de ataque à democracia - em 6 de janeiro de 2021 com a invasão ao Capitólio, e em 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Dentre outras agendas, Brito e os demais parlamentares se reuniram com o senador Bernie Sanders, expoente da esquerda norte-americana. Sanders chegou a disputar as prévias eleitorais americanas por duas vezes, e foi membro da CPI americana sobre a invasão do Capitólio.
Com os compromissos e as fotos ao lado de Sanders, Brito fixa ainda mais sua imagem como um político de centro-esquerda, o que terá efeitos - para o bem e para o mal - nas eleições deste ano em Maceió, onde vai desafiar o favoritismo de JHC.
E como um político deste espectro, Brito terá ainda que lidar com uma questão que exige sua atenção ao voltar ao país: a filiação do ‘bolsonarista-raiz’ André da Maria Gorda no mesmo MDB, dividindo com ele o palanque municipal.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.